简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ponta do Curral, uma praia deliciosa perto de Morro

Ponta do Curral, uma praia deliciosa perto de Morro

Publicado em: 19/10/2020
Por: Adilson Fonsêca/Paulo Sampaio


Se você pretende conhecer o Litoral Sul da Bahia, antes mesmo de chegar a Ilhéus ou Itacaré, ou mesmo se estiver planejando ir a Morro de São Paulo, uma sugestão é incluir na programação uma passada pela Praia de Ponta do Curral. Fica a pouco mais de dois quilômetros de caminhada da Praia do Guaibim, em Valença, e defronte a Morro de São Paulo, e é um dos locais que encantam pelo visual e tranqüilidade.
A Costa do Dendê, que começa em Valença e vai até Itacaré, reserva muitas surpresas como essa. Para quem está em Morro de São Paulo, na Praia da Gamboa, dá para ver, do outro lado, a Ponta do Curral, onde prevalece a tranqüilidade e uma belo cenário. Famosa por ser o local onde desembarcaram as primeiras cabeças de gado do Brasil, a Ponta do Curral é uma fazenda particular com um total de 530 hectares e onde vivem apenas as pessoas que trabalham na fazenda.


A praia tem areia fofa e clara e pode ser desfrutada por quem se dispuser de a caminhada a partir de Guaibim. Ou por passeios de barco que fazem parada no local, a partir da cidade de Valença. Sem barracas ou outro tipo de infraestrutura, vale pela bela paisagem e ambiente propício para relaxar. Quem está navegando, principalmente de lancha, costuma pernoitar por lá, aproveitando o mar tranquilo e certa segurança. Do outro lado, em Morro, o mar já é mais batido, principalmente à noite.
No trajeto de barco, pode-se ver uma área destacada por sua vegetação que é uma área de preservação ambiental e também local de desova de tartarugas. Para os pescadores de crustáceos, o local é considerada um dos maiores cativeiros do Brasil e pode-se degustar camarões de vários tipos provenientes desta praia. Na parte sul fica a ponta da praia, onde é possível ter uma visão maravilhosa do Morro de São Paulo.

Como chegar

É uma das praias mais preservadas da região. O acesso é realizado a pé e fica a uns dois quilômetros da Praia de Guaibim. A caminhada, quando feita pela manhã ou no fim da tarde, é possível apreciar os golfinhos. Local deserto, ideal para quem curte somente a natureza.
Depois de atravessar a Baía de Todos os Santos pelo Ferry Boat,m segue-se pala BA-001 até a cidade de Nazaré e em seguida, dobrando à esquerda, segue em direção à Valença. De Valença até Guaibim são pouco mais de 10 quilômetros e de lá, mais dois quilômetros (a pé) até a Ponta do Curral.

Compartilhar: