简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Valença, a porta de entrada para Morro, Boipeba, Moreré

Valença, a porta de entrada para Morro, Boipeba, Moreré

Publicado em: 09/08/2019
Por: Adilson Fonsêca


Para uma parcela significativa dos que visitam a Bahia, Valença é apenas a passagem para se chegar a Morro de São Paulo, Morerè, Boipeba e Guaibim. Uma porta de entrada para os diversos destinos da Costa do Dendê, até Itacaré e Ilhéus ou mesmo as paradisíacas praias da Baía de Maraú.

Na verdade, a cidade às margens do Rio Una, oferece surpresas que encantam a quem se dispõe de despender um pouco de tempo para percorrer suas ruas ainda, em parte, calçadas com paralelepípedos, com casarios históricos e coloridos e sobrados e construções coloniais do século 18, sem contar o movimento intenso no vaie vem de quem deixa a cidade de barco para percorrer as ilhas e praias mais afastadas.

Uma dessas belas visões pode ser do alto, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Amparo, erguida em 1757, e que ainda guarda mosaicos de azulejos portugueses e descortina vista panorâmica da região. A Matriz do Sagrado Coração de Jesus, repleta de imagens sacras dos séculos 18 e 19, e as ruínas da antiga fábrica de tecidos.

São resquícios de uma cidade colonial, da segunda metade do século XVIII, entre o Rio Una e o Oceano Atlântico. Importante pólo turístico da Costa do Dendê, de clima ameno o ano inteiro. Nas ruas o rico como o Paço Municipal (1849), os Seis Casarões (século XI)) e a primeira fábrica de tecidos do Brasil, 1844. Além das praias mais afastadas do centro, Valença também possui outras belezas naturais como cachoeiras e serras , que são um forte atrativo turístico.

Como chegar
De carro, partindo de Salvador, a melhor e mais próxima opção é pegar o “ferry boat” para a Ilha de Itaparica no Terminal Marítimo de São Joaquim até Bom Despacho e de lá pegar a BA-001, percorrendo 62 quilômetros até Nazaré e de, por mais 36 até a cidade. Outras opção, mais longa, é pela BR-324 e e seguir pela BR- 101 atgé pouco depois da cidade de Santo Antonio de Jesus.

Onde comer
Para quem quer apreciar pratos à base de frutos do mar, a melhor opção é o Restaurante Escuna do Hotel Portal Rio. Una Outras opções são o Recanto do Luís, Restaurante da Mera, Restaurante da Rosa, Restaurante Mandala Restaurante do Mirante, Restaurante Peralta.

Onde ficar
O melhor, na tes de seguir viagem, é ficar no Hotel Portal Rio Uma, ujm 4 estrelas com 53 apartamentos e três suítes, localizado 15km da Praia de Guaibim e a trinta minutos de Morro de São Paulo, entre o verde da Mata Atlântica e o mar cristalino.

Pontos turísticos:
A Cachoeira do Candengo, Água Branca, Sarapuí e Pancada Grande. As ruínas da Fábrica Textil de Valença (1844), a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1801), a Igreja de Nossa Senhora do Amparo (1757), o prédio da Câmara de Vereadores (1849), Clube Sindical Operário, Teatro Municipal (1910), o conjunto de sobrados coloniais (século XI)), a Estância Azul (século XI)) e os estaleiros navais.

Compartilhar: