简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Porto da Barra, uma das mais belas praias do mundo

Porto da Barra, uma das mais belas praias do mundo

Publicado em: 18/07/2019
Por: Adilson Fonsêca


Está aí um espaço onde baianos e turistas se misturam e se deliciam. A praia do Porto da Barra é a mais eclética de Salvador, banho de mar delicioso de segunda a sábado e um pouco cheia demais aos domingos.

São aproximadamente 600 metros de faixa de areia, entre os fortes São Diogo (1609) e Santa Maria (1614), que fazem da praia do Porto uma das principais de Salvador e eleita referência mundial.

Difícil encontrar um baiano que nunca tenha ido dar um mergulho no Porto, seja anônimo ou famoso. E se você é um desses, corra. Você não sabe o que está perdendo.

Que o diga Caetano, que já no começo da década de 70 cantou em versos no Qual é, baiana! Os encantos desse pedaço de mar. Domingo no porto da barra pesada//Ela sempre agrada ao gosto e ao olhar//Domingo no porto da barra limpa//Todo mundo brinca entre ela e o mar//Domingo no porto da barra//Todo mundo agarra, mas não pode amar.

E dependendo da intensidade do amor, até pode. Bem iluminada, a praia é frequentada do raiar do sol até quase à meia noite, mas como em todo lugar público, com certa cautela. Jóias, celulares, câmaras fotográficas e carteiras recheadas não são recomendadas.

Conta a história que bem antes de nos apaixonarmos pelo Porto, um português famoso já o fizera. Debruçada sobre a bela Baía de Todos os Santos, foi o local de desembarque dos navios de Thomé de Souza. Foi ali que fundou a cidade do Salvador, em 1549, e cujo marco histórico lá está, simbolizando o nascimento da cidade, primeira capital do Brasil.

Suas águas mansas escondem alguns segredos que podem ser vistos a partir de um mergulho acompanhado. São antigos navios naufragados que levaram para o fundo do mar capítulos de nossa história.


Para quem prefere só relaxar, cadeiras e sombreiros são alugados a preço médio de R$ 10 e R$ 15, com direito a um desconto após um chorinho. O stand up é a última moda no local, mas quem não leva jeito tem ainda a opção do frescobol eda peteca, isso quando há espaço sobrando. Coisa rara.

 

Mas se você está pretendo ir, uma dica: domingo ela perde parte do encanto, fica cheia demais e o álcool, muitas vezes, é consumido em excesso.

Compartilhar: