ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Gastronomia aquece o turismo e a economia em Itacaré

Gastronomia aquece o turismo e a economia em Itacaré

Publicado em: 10/05/2023
Por: Adilson Fonseca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Famosa por suas praias, propícias à prática do surf e ótimas para relaxar, Itacaré é uma festa só o ano inteiro, mesmo neste pós-folia e aposta na gastronomia para aquecer a economia local no chamado período de Baixa Estação.

A cidade, que é um dos destinos mais procurados durante o verão, e que sempre apostou no atrativo turístico motivado pelas inúmeras praias e na imensidão da Mata Atlântica, agora espera seguir agitada neste pós-Carnaval atraindo muitos deles vindos de Salvador e a caminho dos estados da região Sudeste, como Minas gerais e São Paulo, após curtir a folia em Salvador. Com isso, a média da ocupação hoteleira alcança 80%, no período.

A gastronomia de Itacaré é revigorante e  valoriza a agricultura familiar, a gastronomia de raiz e os roteiros gastronômicos. Os pratos oferecidos contém sempre ingredientes da agricultura familiar regional. No período do Festival Gastronômico de Itacaré, no inverno, são 42 estabelecimentos e mais de 50 pratos à disposição dos visitantes, com preços promocionais, portanto trate de se programar e por enquanto vá tendo uma mostra do que lhe aguarda.

Comidas – Durante o Festival, os consumidores podem escolher entre entrada, prato principal ou sobremesa, com preços que variam de R$ 7 a R$ 90. Camarão Ouriçado, Acarajé Mississipi, Peixe Raízes e Filé Aldeia Especial são algumas das refeições servidas nos restaurantes. Para sobremesa há desde Brownie com Sorvete e Geleia de Cupuaçu a Cacau-Pimenta e Maracaxi Show.

O Circuito Gastronômico na orla de Itacaré, com feira gastronômica, armazém do chocolate, cozinha show, feira da agricultura familiar, feirinha de artesanato e apresentações culturais e musicais, dentre outros atrativos.

Como chegar
Para quem pretende ir de avião, o aeroporto de Ilhéus, a 70 quilômetros de distância, tem voos diários saindo de Salvador e de cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Para quem vai de veículo próprio ou ônibus, o caminho mais rápido, saindo de Salvador, é utilizar a tgr5avessia da Baía de Todos os Santos e4 de lá seguir pela BA-001, passando por Valença e Camamu até Itacaré. Em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, tem ônibus diários que levam até Itacaré. Existe ainda a opção de se seguir pela BR-324, depois BR-101 e entrar em Valença e seguir pela BA-001 até Itacaré.

Compartilhar: