简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ponta de Mutá: quem já foi quer voltar e quem não foi está perdendo

Ponta de Mutá: quem já foi quer voltar e quem não foi está perdendo

Publicado em: 27/12/2020
Por: Adilson Fonseca


Se estar em Taipu de Fora, uma das belas paisagens da paradisíaca Península de Maraú, já é algo deslumbrante e inesquecível, Ponta de Mutá, há pouco mais de cinco quilômetros é o que se pode chamar, usando um refrão do tradicional bloco afro Ilê, a mais bela dos belos.

A Península de Maraú, conhecida como a Polinésia Brasileira, está localizada no interior da Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil – perde para a Baía de Todos os Santos e da Guanabara (RJ) – mas rivaliza com estas em belezas naturais, com paisagens surpreendentes.


Quem gosta de curtir as piscinas naturais de Taipu de Fora, se surpreende ao realizar uma caminhada em direção sul até descobrir a Ponta do Mutá, passando por praias praticamente desertas e com visuais paradisíacos. No trecho dá para apreciar as Praia do Bombaça e Praia de Três Coqueiros. Mas é em Mutá que está um dos mais fascinantes cenários de por do sol do Brasil, razão porque a região ganhou o apelo de Polinésia, aa região da Oceania. famosa e, todo o mundo pelas praias e ilhas.
O espetáculo diário é de tirar a respiração, provocando nos visitantes as mais variadas emoções. Com tons surpreendentes, entre o amarelo e o vermelho, o pôr do sol parece uma conjunção entre o sol e o mar, acrescido pela beleza de um mar calmo, sem ondas, com praias de areia clara e ótima para passar o dia, até o momento do fim de tarde e o começo da noite.


Relax e festa – A praia de Ponta de Mutá tem uma boa infraestrutura, com  bares, com diferentes estilos musicais, e cadeirinhas sempre convidam a um relaxamento à beira mar. Quando a região está cheia de turistas, as festas costumam começar no pôr do sol e seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia.
Como chegar
Ponta do Mutá está localizada entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Três Coqueiros, na vila de Barra Grande. O acesso é fácil tanto de carro quanto a pé. Para chegar caminhando, basta seguir a faixa de areia a partir da Praia de Barra Grande para a direita, em aproximadamente dez minutos de caminhada. De carro, o estacionamento fica a 1,5 km do Ponto das Jardineiras, no centro de Barra Grande.


A Praia da Ponta do Mutá também pode ser acessada de quadriciclo e com o transporte regular de táxi e jardineiras a partir do centro de Barra Grande. O custo varia de acordo com o horário e número de passageiros.
OBS: Para quem vai de carro, o acesso até Maraú é feito pela BA-001, em estrada de chão. O melhor, contudo, é deixar o veículo na cidade de Camamu e pegar barcos e lanchas que saem a toda hora em direção à Barra Grande, e de lá chegar à Ponta de Mutá.

Compartilhar: