ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Subaúma, o diferencial do turismo do Litoral Norte do Estado

Subaúma, o diferencial do turismo do Litoral Norte do Estado

Publicado em: 02/08/2022
Por: Adilson Fonsêca


Ela é o Plano B para quem quer curtir o litoral Norte da Bahia, sem gastar muito ou disputar os espaços badalados de Praia do Forte e seus resorts. Está a 110 quilômetros da capital e seu acesso é pela estrada do Coco/linha verde (BA-001) em direção ao vizinho estado de Sergipe.

Mas é a sua beleza natural, aliada à boa infraestrutura hoteleira de médio porte, que faz do local um dos mais procurados em todas as estações do ano, não só por turistas de outros estrados que visitam a Bahia, mas pelos próprios baianos da capital e do interior do Estado.

O local oferece uma extensa faixa de praia orlada por coqueirais e completamente urbanizado, com barracas de praia, restaurantes e pousadas agradáveis, sem., contudo, perder o charme de um a antiga vila de pescadores que foi redescobertas por baianos e turistas no início dos anos 80, quando foi construída a Rodovia Linha Verde.

História – O povoado de Subaúma fica nas margens do rios Inhambupe e Itapicuru. A primeira exploração das terras onde hoje se localiza a sede municipal aconteceu no século XVI, com a concessão de sesmarias à Casa da Torre de Garcia D´Ávila. Mas além das praias, a vila possui rios, cachoeiras, trilas ecológicas e festas tradicionais e monumentos históricos.

O que visitar

A foz do Rio Subaúma, com suas águas doces e mansas misturando-se às águas salgadas do oceano, é um convite ao banho, também forma uma paisagem arrebatadora. O passeio para Massarandupió, rústica aldeia de pescadores, com praias desertas e selvagens em meio a muitas dunas , é praticamente imperdível. A praia é um berçário das tartarugas marinhas para a desova, possui uma área destinada à prática do naturalismo

* Cachoeira dos Índios que é formada pelo rio Subaúma, tem uma queda d’água de 5 metros e forma um poço natural excelente para o banho. Nas suas proximidades há uma área de piquenique.

* Lagoa Verde cercada por coqueiros e restinga, faz parte de um conjunto de lagoas formadas entre o cordão de dunas. De água doce, fria e cristalina, tem uma coloração azul esverdeada por causa do reflexo do céu, e da vegetação subaquática.

* Lagoa de Panela fica bem próxima à Lagoa Azul é cercada por mata densa e restinga.

Compartilhar: