ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Feiras de fim de semana são atração em Salvador

Feiras de fim de semana são atração em Salvador

Publicado em: 11/07/2019
Por: Adilson Fonseca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Num período em que a ida à praia – principal lazer dos baianos e turistas em Salvador – não é a melhor escolha por causa do período chuvoso e de baixas temperaturas, Salvador oferece diversas outras opções de turismo e lazer nos finais de semana. São feiras de artesanato, arte e venda de artigos diversos, instaladas ao ar livre, revelando uma tendência e tradição cultural no mundo inteiro.
Em Salvador, esses espaços valorizam a produção local e são belos exemplos de ocupação da cidade, já que promovem eventos em bairros diversos, ruas e praças. São um convite ao convívio social. Da Praça da Sé, portão de entrada parda o Centro Histórico, ao Campo Grande, no coração da cidade, as feiras temáticas revelam uma outra face da Bahia, que é a sua produção cultural diversificada e que se mantém no dia a dia dos baianos.
Ir à feira também é sinônimo de conexões, de bate-papo, de leveza e descontração. Mais e mais pessoas estão indo para rua, buscando conhecer espaços, pessoas e seus projetos. Na outra ponta, os expositores, artesãos e artistas em geral têm um campo fértil para mostrar suas criações em eventos que são pura demonstração de carinho pela cidade.
Feira da Cidade – Nascida em 2014, A Feira da Cidade foi um divisor de águas em Salvador sendo a primeira feira contínua no segmento reunindo gastronomia, música, manufatura, arte e programação infantil. Já passou por mais de 20 locais diferentes realizando mais de 200 edições da Feira com 2000 horas de música, mais de 500 apresentações artísticas, lançando mais de 1000 empreendedores. São inúmeros os participantes desta feira que hoje tem seus negócios consolidados na cidade. São Hamburguerias, docerias e marcas de roupas que deram seus primeiros passos ali e hoje têm suas lojas fixas.


Coreto Hype – Nascido desta feira, o Festival Hype circula por diversos bairros levando atividades lúdico-musicais e shows gratuitos para toda família, revelando talentos da música e estimulando a economia criativa local. O Festival celebra o grande sucesso de público, inovação e transformação da música. Valorizando artistas consagrados e novos talentos da música baiana. Reúne gastronomia, moda, música, arte e sustentabilidade desde 2016. Valoriza a cultura colaborativa, estimulando a representatividade artística e das ruas. Conta com mais de 100 empreendedores criativos por edição e extensa programação artística e de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos.
Feira Vegana  – Ocorre uma vez por mês e é uma feira que reúne empreendedores ativistas pelos direitos dos animais (especialmente) e pelos direitos humanos (em vista toda cadeia de violência e exploração humana na indústria da carne) oferecendo marcas de alimentos, cosméticos, acessórios sem nada de origem animal e sem exploração humana ou animal. A feira surgiu em 2017 e atualmente fizeram uma parceria com o Ipac, que cedeu o Passeio Público para a realização por todo o ano de 2019. Os expositores vendem desde de pizzas de palmito de jaca; coxinhas fritas com sabores diversos sem origem animal; comida japonesa, árabe, baiana, etc, até a seção de cosméticos naturais e sem nada de origem animal ou mesmo testes em animais.
Também rola brechó de roupa e decoração, doação de animais, venda de roupas e artigos veganos da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA), que reverte o dinheiro para dar suporte aos animais de rua resgatados. Além disso, geralmente tem rodas de conversa, oficinas para adultos e crianças, espaço recreativo para crianças, música ao vivo, poesia e outras atividades de integração.
Feira de Arte e Antiguidades – Móveis antigos, objetos de arte, decoração retrô, artes sacras, antiguidades, brechó, sebo, antiquários fazem parte do universo da Feira de Arte e Antiguidades de Salvador. Assim como em outras grandes metrópoles, a Feira reúne comerciantes, lojistas e expositores vindos de várias localidades da cidade.
Esta feira já passou pelo Shopping Barra, Farol da Barra e agora segue sempre no Campo Grande, naquela praça ampla, linda e arborizada com locais cobertos e também estandes de gastronomia. A Feira de Arte e Antiguidades de Salvador já virou programa habitual das famílias baianas e visitantes da cidade. A Feira reúne discos raros, livros, imagens de santos, além de diversos objetos de colecionismo, como selos, moedas, quadrinhos, entre outros. Vá preparado para garimpar neste paraíso para os amantes do “vintage”, de produtos diferentes e muitas vezes inusitados.

Rua Livre – Este é um daqueles eventos na rua com cara de cidade do interior, com cadeiras para fora das casas, pessoas conversando pela janela e comidinhas e artefatos sendo vendidos pela rua. Para ficar tudo ainda mais legal, ele acontece no Centro Histórico de Salvador, no charmoso bairro do Santo Antônio Além do Carmo. O Rua Livre mistura feira de produtos artesanais e autorais, gastronomia, bate-papo, oficinas e ainda rola um “sonzinho”.
O Rua Livre é um dos mais carinhosos eventos de rua da cidade. Não há uma lista de expositores, estes devem chegar uma hora antes e vão se organizando, se conhecendo e “se conversando”. Os moradores abrem as portas das suas casas, recebem pessoas seja para expor ou para alguma ação e assim as pessoas vão deixando pendurar coisas aqui e ali, vão ajeitando as mesinhas, cadeiras e tudo vai fluindo. A magia da feira começa por ai, por essa relação com o próprio entorno. Cada evento é único, é livre.
Feira da Sé – Buscando consolidar a ocupação dos espaços públicos e a promoção da economia criativa, a Feira da Sé mistura antiguidades, artes visuais, artesanato, moda, colecionáveis e gastronomia, além de atividades artísticas e culturais. Os negócios expostos foram selecionados em um processo de curadoria que privilegia produtos artesanais e com a cara da Bahia.
A Feira da Sé esse ano terá calendário fixo, com edições mensais, sendo realizada no segundo Sábado de cada mês, na Praça da Sé. A feira é uma graça, com barraquinhas padronizadas de madeira colorida e lona. Os produtos são bem diversificados, além de ficar em um lugar icônico, o Pelourinho. Turistas e moradores adoram.


Boa Praça – O Salvador Boa Praça é um evento gratuito e é realizado na Praça Nossa Senhora da Assunção, na Pituba. Além de arte, moda e gastronomia, o evento proporciona atividades para toda a família e programação musical o dia inteiro. É uma feira com excelente infraestrutura com espaço coberto no “Mercadinho” com diversos expositores e para as crianças tem o “Encontro de Slimers”, entre outras atividades, além do palco para shows.

Responder
Encaminhar

Compartilhar: