简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Madre de Deus, casario histórico e belas praias

Madre de Deus, casario histórico e belas praias

Publicado em: 13/09/2019
Por: Alex Ferraz


A Bahia é assim. Quando você pensa que seu rico litoral se esgotou, surge uma surpresa, um pedacinho de areia branca, banhada (ou seria melhor, lambida) por uma água quase morna e cristalina. Estamos falando de Madre de Deus.

O exuberante ecossistema de Mata Atlântica, além de manguezais e restingas, emoldurou a região de Madre de Deus, – composta pelas ilhas de Maria Guarda, Vacas e Coroa do Capeta, – para fazê-la ainda mais bela.

E a natureza encanta pela diversidade de belezas naturais. O município faz parte do arquipélago da Baia de Todos os Santos e está ligado ao continente através de uma ponte.

Em que pese sediar uma das maiores refinarias de petróleo do Pais, o visitante pode viajar para muito antes das tecnologias modernas e admirar, por exemplo, casario arquitetônico do século XIX que se mantém preservado ao longo das ruas e nas edificações.


Um dos destaques desse casario são as casas dos Dois Leões e a de Antônio Balbino, ex-governador da Bahia, já falecido, na praia do Suape. Mais uma dica arquitetônica são as também seculares casas no alto da Matriz e, claro, a Igreja Matriza de Nossa Senhora de Madre de Deus, construída em 1670.

Ainda na área urbana do município, e possível visitar as lindas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria.
Para quem quer sentir de perto a bela e refrescante paisagem da Baia de Todos os Santos, uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contracosta da ilha. São muitos os barcos disponíveis para esse passeio.


Quando a fome aperta, não há como resistir aos pratos da culinária regional, como as moquecas de siri-mole, camarão, lagosta, sambá e peguari e caldo de sururu, um convite à boa degustação e um presente ao paladar.
Apenas 100 metros separam a ilha do continente, ligados por uma ponte. Mas quando a mare esta baixa, e possível atravessar a pé.

Saindo de Salvador pela BR-324 (Salvador-Feira de Santana), em direção a Feira, são 32 quilômetros ate o entroncamento com a BA-522, no sentido Candeias, percorrendo mais 31 quilômetros ate a cidade de Madre de Deus.

Preços de hotéis e pousadas a partir de R$ 50. Preço para curtir esse mar encantador e esse lindo por do  sol? Nenhum. É de graça. Conte pra seus amigos. Eles vão adorar conhecer esse lugar.

Compartilhar: