简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Mais um motivo para vir a Bahia: suas praias de Bandeira Azul

Mais um motivo para vir a Bahia: suas praias de Bandeira Azul

Publicado em: 04/10/2019
Por: Adilson Fonseca


Ambas têm águas límpidas e assume coloração azulada ou esverdeada, a depender da luminosidade do sol. Uma delas está situada em uma ilha de Salvador, no interior da Baía de Todos os Santos. A outras, no município de Camaçari, no Litoral Norte do Estado, na Estrada do Coco, a apenas 42 quilômetros da capital. Ambas têm boa infraestrutura, preservação ambiental e têm a Bandeira Azul Internacional, que as colocam entre as melhores praias do mundo.

Considerada uma verdadeira joia de preservação ambiental, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, no lado leste da Baía de Todos os Santos, faz parte da porção insular de Salvador e está a menos de uma hora de lanha ou escuna, para quem sai do Terminal Náutico, na Cidade Baixa. Além da beleza natural, tem características históricas, desde a época da colonização portuguesa no Brasil.

Já a Praia de Guarajuba, no Litoral Norte do estado, faz parte do município de Camaçari e está a meia hora de caro pela Estrada do Coco/linha Verde do Aeroporto de Salvador. Com boa infraestrutura, foi descoberta por baianos e turistas a partir de meados da década de 70 do século passado, quando foi construída a Estrada do Coco (BA-099) e posteriormente com a duplicação da rodovia e o seu prolongamento, a Linha Verde, a partir de 1985, se tornou um dos destinos preferidos de baianos e turistas.

O Programa Bandeira Azul Internacional foi criado pela ONG, FEE (Foundation for Environmental Education), da Dinamarca. No Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005. Em 2015 a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe foi a primeira e única do Nordeste a ser indicada para a premiação, e de lá para cá esse status tem sido renovado anualmente.

Mais praias – Em 2019, com validade até o final de 2020, o FEE incluiu seis novas praias brasileiras que passarão a receber o certificado de Programa Bandeira Azul Internacional. Os novos destinos brasileiros contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 1º de novembro. Entraram para o Programa na temporada 2019/2020, uma marina, a Voga Marina (SP) e as praias de Guarajuba (BA), Quatro Ilhas e Mariscal (SC), Malhada (CE), Saudade (SC) e Prainha (RJ).

Além destas, oito praias e seis marinas tiveram a certificação renovada: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (BA), Lagoa do Peri (SC), Praia Grande (SC), Praia do Peró (RJ), Praia do Estaleiro (SC), Praia do Estaleirinho (SC), Praia de Piçarras (SC), Praia do Tombo (SP), Marina Costabella (RJ), Marinas Nacionais (SP), Iate Clube de Santa Catarina (SC), Marina Kauai (SP) e Marina Tedesco (SC). No total, são 20 localizadas participantes do Programa.

SOBRE A BANDEIRA AZUL – O Programa Bandeira Azul foi criado na França, em 1980 e promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

Praia de Guarajuba é hoje é uma das mais frequentadas do Litoral Norte da Bahia, possuindo barracas e restaurantes. A pequena Guarajuba, distrito de Camaçari, não tem ainda a fama das vizinhas – Praia do Forte e Arembepe -, mas vem se tornando uma das praias mais concorridas. No entorno da orla há ciclovias, calçadões, praças e ruas arborizadas

A Praia da Ponta de Nossa Senhora – Está localizada na parte norte da. Está entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. É uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por causa de suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para o banho, pesca e mergulho e esportes náuticos.

Compartilhar: