简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destaque B


Gosta de surfar? Pois Salvador tem praias ideais para o esporte

Se você é daqueles que adoram curtir uma onda radical na praia e está ou vai estar em Salvador nas próximas férias, aproveite o imenso litoral na parte oceânica da capital, que começa no Farol da Barra e vai até a Praia de Stella Maris, e escolha uma das praias. São 25 quilômetros de praias em mar aberto – as duas outras orlas da capital baiana estão no interior da Baía de Todos os Santos e no litoral do Subúrbio Ferroviário. Você pode sair de carro ou de ônibus do…

Na terra de Caymmi, as Ganhadeiras de Itapuã mostram porque a Bahia é magia.

Em Itapuã tem uma lagoa escura arrodeada de areia branca. Tem uma praia inigualável no litoral de Salvador. Tem poesia e música que inspiraram Caymmi e vários outros artistas. Tem o maior carnaval de rua do mundo. Tem sincretismo religioso, samba de roda e capoeira. E um jeito único de ser. Mas tem também o gingado, a saia rodada e as vozes doces e fortes das Ganhadeiras de Itapuã, um grupo de mulheres criado em 2004 e que foi a sensação do Carnaval no Rio de Janeiro deste ano. A…

O outro lado do paraíso é aqui, na Bahia

Sabe aquelas pedras encantadoras, esmeraldas puras, algumas gigantescas, descobertas no mundo da ficção e que despertam a cobiça da Sofia, na novela O outro lado do paraíso, você pode se deparar com algumas delas aqui no interior da Bahia. Entre as tantas e tão cantadas riquezas paisagísticas da Chapada Diamantina, há também a riqueza mineral que brota do solo, das grandes minas, numa região onde, por exemplo, há esmeraldas com qualidade nunca vista em nenhuma parte do planeta. Visitar esses locais de onde muita gente ainda retira a riqueza faz…

Bahia cultua Joana Angélica, mártir pela Independência

Em cada canto dessa quadricentenária cidade de Salvador se respira história. História de lutas, conquistas, de bravura e heroísmo. Poucas, porém se comparam a dessa mulher, ainda mais quando se comemora o 2 de Julho, Independência da Bahia, pela qual ela deu sua vida. Uma freira, que não se intimidou com as baionetas dos soldados portugueses. E foi varada por uma delas que tombou em defesa da pátria e dos seus ideais. Conta a história que, em 19 de fevereiro de 1822, a religiosa deparou-se com soldados das tropas portuguesas,…

Nas ruas do centro, a história guardada nos antiquários

Quem visita a área do centro antigo de Salvador, entre a Praça Castro Alves e a Praça da Sé, se depara muito mais que a arquitetura dos séculos XVII, XVIII e XIX, em igrejas e monumentos tombados, como o Palácio Rio Branco e o prédio da Câmara Municipal. Em móveis rústicos de madeira de lei, lustres, objetos de uso pessoal e porcelanatos, está um pouco da história da Bahia e do Brasil Imperial. Por detrás de todo o glamour da Rua Chile, entre a Praça Castro Alves e a Praça…

Mesmo no pós-verão, Chapada, Porto Seguro e Salvador atraem turistas

Se você está arrumando as malas para curtir as férias de meio de ano no Nordeste é bom saber que dos 5 destinos mais procurados do Brasil, dois estão na Bahia e um terceiro não fica atrás. É o que revela o Ministério do Turismo, em pesquisa realizada este mês, que aponta a Chapada Diamantina, seguida de Gramado (RS), São Paulo (SP), Salvador e Fortaleza (CE), como os destinos mais buscados por turistas, através de empresas de comércio de viagens. E Porto Seguro pode não estar nesse Top Five, mas…

Descubra a Bahia pelas ruas do Centro Histórico

Não é preciso ser uma data festiva, muito menos haver um ensaio de uma banda, e muito menos ser uma data especial para que as manifestações culturais e históricas estejam presentes em cada rua, cada esquina, cada beco do Centro Histórico de Salvador. Seja numa missa celebrada ao som de atabaques, com devotos católicos se misturando com pais, mães e filhas de santo, ou numa roda de capoeira em plena praça se respira Bahia. Seja um artista plástico pintando em plena esquina ou uma baiana oferecendo suas iguarias num tabuleiro…

Turismo de aventuras radicais no Velho Chico

Um passeio pelo Rio São Francisco leva a cenários surpreendentes para quem gosta de turismo de aventuras radicais. E é a partir do trecho em que o Velho Chico recebe as águas do seu principal afluente em território baiano,o Rio Grande, no município de Barra (670 quilômetros de Salvador) que essa aventura adquire contornos inusitados. Os Brejos da Barra, uma região formada por pequenas ilhas, terras alagadiças e piscinas naturais entre pedras, que a natureza da caatinga e do cerrado se misturam e criam um ambiente único. São praias cujas…

Conheça a bela Piatã, a cidade mais fria da Bahia. Mas só depois da pandemia

No inverno, a temperatura pode chegar a 9 graus, mas já foram registradas mínimas de até 4 graus, na madrugada. A máxima raramente passa de 20 graus. Não, não estamos falando de algum cidade do Sul do País, Esta é Piatã, localizada a 1.180 metros acima do nível do mar, em plena e bela Chapada Diamantina, que ocupa o posto de cidade mais fria da Bahia. Se você assistiu o Globo Repórter não deve se surpreender. Este outro pedaço encantado da Bahia reserva belezas prontas a rivalizar com seu rico litoral,…

Palácio da Sé tem uma beleza única e fica no Centro Histórico

Coração da história e da cultura de Salvador, o Centro Histórico, compreendido na área que vaio da Praça Municipal até o Santo Antonio Além do Carmo, é um rico acervo arquitetônico, gastronômico e cultural da capital da Bahia. É alí que estão e surgem com frequência, as principais manifestações das mais variadas formas dos baianos, que mescla, como ninguém ancestralidade africana e portuguesa, desde os tempos coloniais, à modernidade que exige de uma metrópole de três milhões de habitantes, e um dos principais centros turísticos do Brasil. Dentre os casarios…

Mucugê, a parte bucólica e histórica da Chapada

Visitar a Chapada Diamantina, no coração da Bahia, já é por si só uma aventura de tirar o fôlego, ante a diversidade de atrativos naturais. Mas visitar Mucugê, a cidadezinha que nasceu por causa do ciclo do ouro e do diamante, em meados do século XIX, é um capítulo à parte. No meio de serras, riachos, cachoeiras e com o Rio Paraguaçu nos seus arredores, a cidade de 1844 tem no casario e ruas calçadas em pedras, ainda em uso, um dos seus principais atrativos. O Cemitério Bizantino, único no…

Que tal uma sexta-feira diferente na parte histórica de Salvador?

A capital da Bahia tem disso. Não é preciso gastar muito para conhecer alguns dos seus segredos e que encantam milhares de pessoas que a visitam. Basta apenas se misturar ao seu dia a dia, andando pelas ruas, visitando locais onde o próprio baiano costuma frequentar, e descobrir o porquê desde os primeiros portugueses que aqui aportaram, ainda no século XIV e até hoje, há todo esse encantamento e porque existe o “jeito baiano de ser”. O segredo de tudo começa pelas ruas do Centro Histórico, em uma sexta-feira em…

Mesmo no pós-verão, Salvador tem praias incríveis para serem visitadas

Claro que o clima e as temperaturas são bem diferentes dos meses de novembro a fevereiro, a alta estação no litoral baiano. Mas em Salvador, com suas orlas distintas – Atlântica, Baía de Todos os Santos e Subúrbio Ferroviário -  há sempre um espaço para uma ida à praia, aproveitando as ondas para surfar, ou curtindo as águas mornas e tranquilas na Barra, Cidade Baixa ou Subúrbio. Não importa o ano e nem o clima. Em Salvador, é verão o ano inteiro. A  capital baiana é beneficiada com o clima…

Folia gastronômica vai tomar conta do Restaurante Casa de Tereza

A folia gastronômica do Restaurante Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, será marcada por deliciosos pratos da culinária baiana e regional, além de outros itens do cardápio, sendo uma ótima experiência para sentir de perto os sabores e saberes da gastronomia, cultura e história. Com a suspensão da festa momesca neste ano de 2021, em função da pandemia do novo coronavírus, o restaurante funcionará normalmente de 15 a 17 de fevereiro, de segunda a quarta-feira, período no qual ocorriam os festejos de rua, das 12h às 24h. “Nosso batuque…

Pituaçu proporciona dia de saúde e lazer

Ele é o maior parque urbano da cidade, opção de lazer para crianças e adultos. Muito verde, um espelho d'água fabuloso e quase que debruçado sobre o mar. Quem gosta de caminhar, pedalar ou simplesmente desfrutar de uma boa paisagem com muito verde, tendo ao fundo um lago e, o melhor, perto da praia tem em Pituaçu sua melhor opção na cidade. Em uma metrópole praiana como Salvador, o Parque Metropolitano de Pituaçu, entre a Avenida Paralela e a Orla Marítima, oferece aos visitantes um dia de muita saúde e…

Patamares, onde surfistas curtem e banhista se deliciam

A orla Norte de Salvador, ou seja, aquela que começa na entrada da Baía de Todos os Santos, no Farol, da Barra, bairro praticamente central da cidade, é um espetáculo de sucessão de praias cada uma mais bonita que a outra. Você nunca tem a sensação de sair da cidade, porque, na verdade, não sai. De um lado, prédios e belas casas; do outro, o marzão do Oceano Atlântico. E é seguindo esse caminho, sem erro, sempre na via principal, que é possível chegar rapidinho, por exemplo, à Praia de…

Candeal tem Carlinhos Brown e um pouco mais

O som do “prakatum” produzido pelos timbales ecoa pelas paredes das casas e pelas ruas é comum ver pessoas com passos gingados, efeitos da musicalidade que sai de cada canto do Candeal, um enclave entre os bairros do Itaigara e Brotas, num a das áreas mais nobres da cidade. É ali o reduto de Carlinhos Brow, um dos mais conhecidos e emblemáticos um músicos da era contemporânea, que fez do uso dos instrumentos a sua musicalidade conhecida em todo o mundo. É uma comunidade matriarcal, com forte herança africana, criada…

Iguaí, um cantinho especial escondido no interior da Bahia

Para quem gosta do turismo rural e de aventura, e descobrir novos roteiros, não há melhor opção. Com nada menos que 600 nascentes de pequenos rios, cortado pelo grande Rio Gongogi e com um cartel de 180 cachoeiras e cascatas,vales e serras, o município de Iguaí fica entre duas grandes cidades do estado – Ilhéus e Vitória da Conquista, - entre as desenvolvidas regiões Sul e Sudoeste da Bahia. Está a 497 quilômetros de Salvador, a 130 km de Ilhéus e a 120 km de Vitória da Conquista, mas se…

Na Páscoa, o melhor chocolate na rota do cacau em Ilhéus

O feriadão da Páscoa sempre remete ao chocolate e aos doces tradicionais. E na Bahia, o eixo Ilhéus-Itabuna, no Sul do Estado, é o que de melhor oferece em termos de opções, não só dos chocolates nas suas mais variadas formas e sabores, mas também um pouco da história desde a chegada dos primeiros cacauicultores, ao plantio do cacau, até o manejo para o fabrico do chocolate. Como a Páscoa é um daqueles feriados prolongados que começa na quinta e só termina no domingo, cada vez mais os destinos brasileiros…

São Thomé/Inema, a praia preferida dos presidentes

São Thomé (com th) de Paripe e a sua co-irmã Inema ficam na mesma localidade do bairro de São Thomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, separadas por um muro que delimita o espaço da Vila Militar da Marinha (Base Naval de Aratu) da água cristalina da praia freqüentada por gente de vários pontos do subúrbio e Cidade Baixa. De águas rasas e tranqüilas, quase sem ondas, viveu seu auge em meados do século passado, transformada em balneário pelas famílias mais ricas da Bahia, pelos barões do cacau, pelos…

Férias no Sul impulsionam polos turísticos na Bahia

Enquanto no Centro Sul do País as férias dão uma pausa, na Bahia a procura por viagens só fez aumentar durante os meses de junho e julho. As férias de julho, na região Sudeste do Brasil, impulsionam o turismo na Bahia. A procura por pacotes de viagens, passagens e hotéis movimenta a cadeia produtiva, movimenta a economia e gera empregos. As equipes que atuam nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus estão preparadas para atender à demanda. Para a capital baiana estão programados 160 voos extras neste mês, conforme dados da…

Uma freira que virou santa. Irmã Dulce dos Pobres

Rica e mágica pelo seu sincretismo religioso que faz o Senhor do Bonfim virar Oxalá e ser cultuado com a mesma fé por católicos e praticantes do candomblé (e suas variações de matriz africana), a Bahia foi o berço de Mãe Menininha do Gantóis, a mais famosa Yalorixá dessa terra, e também de uma santa: Santa Irmã Dulce dos Pobres. Santa que será canonizada no dia 13 de outubro pelo Papa Francisco, em Roma, e que terá missa solene e comemorativa no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.…

Boipeba e Morro de São Paulo quase sem vaga na Semana Santa

  Destinos disputados do litoral sul baiano, Morro de São Paulo e Boipeba têm previsão de alta ocupação durante o feriado da Semana Santa. Ambos os distritos estão localizados no município-arquipélago de Cairu e aguardam uma grande ocupação, com expectativa de 100% para Morro e de 80% para Boipeba, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Tanto Morro de São Paulo quanto Boipeba são conhecidos por oferecerem contato com a natureza, tranquilidade e paz, através das suas praias paradisíacas. Enquanto Morro conta com paisagens famosas e agito noturno, Boipeba…

Que tal curtir Salvador de bike… É saudável e divertido

Em um país enorme como o nosso, longas viagens – de avião, ônibus ou carro - são comuns, assim como a garantia do cansaço ao chegar no destino. No caso de um voo, ainda tem a pressão e o ar seco das cabines. Mas se o destino é Salvador, as caminhadas pelo Centro Histórico parecem uma trilha, contemplando a história e se você é da turma do pedal, relaxe: em vários pontos da cidade você vai encontrar bicicletas para poder usar nas muitas faixas de ciclovia que hoje cortam a cidade, incluindo…

Em qualquer época do ano vale a pena curtir a Costa do Dendê

Vem a Salvador e está definindo o roteiro... Então vá logo reservando alguns dias, a famosa Costa do Dendê, uma faixa do litoral Sul da Bahia que vai de Valença até Itararé. A região pode ser alcançada facilmente, em percurso que varia de 115 quilômetros (quem fizer a travessia de ferry boat pela Baía de Todos os Santos) e de 155 quilômetros, quem for pela BR-101 até Valença. Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro paraíso formado por…

Mesmo no verão, a Bahia tem uns cantinhos que fazem um frio…

Na Bahia é verão o ano todo. Com 1.100 quilômetros de litoral, o estado é o que mais oferece opções de praias no Brasil, desde aquelas de mar aberto, ideais para io surf, como aquelas de águas límpidas e calmas, como no interior da Baía de Todos os Santos e em algumas áreas do Sul do Estado. Mas muito além do sol e do calor, a Bahia também tem espaço para o frio, com temperaturas que chegam abaixo dos 10ºC e que oferecem um clima europeu de montanha. Portanto, aproveite…

“Lembranças” da Bahia para todos os gostos

Esqueça aquelas fotos tradicionais do Elevador Lacerda, do Farol da barra e da Igreja do Bonfim. Esqueça todos os rituais tradicionais que marcam a passagem dos turistas em qualquer lugar do mundo e suas “lembranças” e aproveite o inusitado de estar em Salvador para mostrar aos amigos, no retorno, o quanto essa cidade é encantadora e diferente. Em vez da tradicional foto na frente da Igreja do Bonfim, leve uma bolsa feita com as fitinhas coloridas que amarradas no pulso ou no tornozelo, ou penduradas no espelho retrovisor do carro…

Você sabe o que é Caxixi? Então vá a Nazaré pra saber.

Sabe um lugar daqueles que você vai e não consegue sair de mãos vazias. Fica esperando uma ocasião para conhecer? Pois é, ali pertinho de Salvador, a 220 quilômetros pela estrada, ou a 62 quilômetros a partir do Terminal do Ferry Boat, de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, fica o maior centro de artesanato em cerâmica da Bahia. Ele oferece os mais diversos objetos de decoração, criados por mãos habilidosas, que herdaram o segredo da arte de pais e avós. O distrito de Maragojipinho, a poucos quilômetros da cidade…

Pesca e esportes náuticos, em Pedra do Cavalo

A ideia inicial era fazer um lago de cerca de 160 km quadrados de espelho d’água para reter águas do Rio Paraguaçu e abastecer Salvador e Região Metropolitana. Ela não ficou de lado, mas o lago e a barragem de Pedra do Cavalo ganharam uma dimensão muito maior. O imenso lago foi atraindo visitantes. Primeiro pela curiosidade de sua dimensão, depois pela fartura de peixes. Vieram os pescadores de fim de semana, alguns barcos e hoje, a barragem inaugurada em 1985 virou um paraíso para os esportes náuticos, abrigando dezenas…

Parque São Bartolomeu, um santuário para os baianos

A Bahia, e em Salvador particularmente, mostra que para se divertir, tomar um banho de cultura e fazer turismo, não existem barreiras culturais, ideológicas econômicas e sociais. Na terra do Axé, que é também do Senhor do Bonfim, de Oxalá, dos Evangélicos e dos Espíritas, as manifestações religiosas são antes de tudo ecléticas. E isso fica evidente para quem visita o Parque de São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, entre os bairros de Pirajá e São João do Cabrito. Entre árvores seculares da Mata Atlântica, o espaço, totalmente repaginado…

Salvador também vira atração para o turismo de negócios  

Imagine vir para um congresso em Salvador, primeira capital do Brasil, e descobrir que o Centro de Convenções fica debruçado sobre o mar azul da Bahia. Que é o mais moderno do Brasil e tem uma estrutura de meter inveja aos melhores do Brasil. Depois de quase 5 anos, a cidade ganha um novo centro de Convenções, na praia da Boca do Rio e ele já chega com uma agenda de eventos o fascínio que essa terra desperta em quem aqui vem a trabalho ou a lazer. Isso faz com…

Uma cidade abençoada por Mãe Menininha do Gantois

  A beleza do mundo, heim! Tá no Gantois. E a mãe da doçura, heim! Tá no Gantois... – Dorival Caymi - 1972 Numa cidade abençoada pela magia herdada das religiões de matrizes africanas, que aqui aportaram ainda no tempo do Brasil Colônia, fica difícil para os turistas e até mesmo para os baianos, visitar todos os centros de candomblé e umbanda, tal a imensa quantidade espalhada pelos mais diversos bairros de Salvador. Independente das religiões, a Bahia é uma terra laica. Mas há uma exceção. Um destino mágico, que…

Recife das Pinaúnas, olhe bem onde você vai pisar

Nada como um delicioso mergulho nas águas límpidas da Baía de Todos os Santos, principalmente nesse verão de sol forte e temperatura cima dos 30 graus. Mas se você vai se aventurar por uma determinada faixa de corais próximo à bucólica ilha de Itaparica, é bom ter bastante cuidado. Nesta área de preservação ambiental, vale uma atenção redobrada, não só para preservar os corais, mas, principalmente, seus pés.  Ao longo das costas Leste e Sudeste da Ilha de Itaparica existe uma faixa de 20 quilômetros de recife de corais, paraíso…

Que tal um gostoso frio de inverno, nas noites de Lençóis

Curtir um friozinho entre oito e 15 graus em pleno Nordeste? Perfeitamente possível, para quem faz um roteiro de inverno na Chapada Diamantina, no centro do Estado da Bahia. E mesmo agora, no outono, ele já começa a dar às caras, mais tímido, mas nem um pouco menos gostoso. Tanto é assim, que a mais famosa e charmosa cidade da região, Lençóis, realiza todos os anos o seu Festival de Inverno, oferecendo inúmeras atrações musicais, todas elas mais ligadas à MPB e outros gêneros fora do circuito do axé, pagode…

Salvador ganha Lagoa dos Dinossauros

Nesta terça-feira (05), a Prefeitura de Salvador inaugurou a Lagoa dos Dinossauros, no bairro do Stiep, atrás do Hotel Faro Inn e próximo ao antigo Centro de Convenções da capital baiana. A solenidade contou com a presença de Bruno Reis, prefeito da cidade, e participações de outras autoridades. Diversas réplicas em tamanho real de animais pré-históricos, que segundo geólogos viveram na terra entre cerca de 210 e 65,5 milhões de anos atrás, foram instalados no local, que abriga vegetação da Mata Atlântica. Os visitantes encontrarão duas réplicas de Tiranossauro Rex,…

A Chapada Diamantina é linda. Você tem de visitar

Inverno é sinônimo de tempo frio, casacos pesados, neblina e, em alguns casos, uma chuva fina e intermitente. Isso no sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. No Nordeste não é bem assim e na Bahia, em especial, o tempo muda pouco. Na capital e cidades praias prevalece o sol durante o dia. A temperatura fica entre 18 e 27 graus, caindo um pouco a noite, mas nunca abaixo dos 10 graus. Pode, portanto, programar suas férias porque o risco de mau tempo é mínimo. Mas há exceções. Se você quer…

Diversidade faz da Bahia um dos destinos mais procurados

Com treze Zonas Turísticas, onde a diversidade de clima e relevo dão características especiais e propiciam o turismo nas suas mais variadas modalidades, a Bahia foi o segundo estado em que a atividade turística mais cresceu, em maio. Se você está pensando em vir à Bahia e ainda não decidiu o roteiro, veja abaixo as opções distribuídas nas diversas zonas turísticas do estado. Baía de Todos-os-Santos - Localizada na capital do estado, é a maior baía brasileira, tendo 1.052 km² de extensão, profundidade de até 42 metros com visibilidade de…

Barra do Cahy, um recanto ainda virgem em Cumuruxatiba

Uma viagem a Comuruxatiba, no litoral sul, é o sonho de muitos turistas que visitam a Bahia em qualquer época do ano. Praias lindas e algumas delas ainda virgem, e um cenário da natureza que é recompensado pela boa infraestrutura hoteleira tornam qualquer viagem agradável. Mas para quem pensa que o prazer da visita se esgota ai, terá uma surpresa agradável se estender esse passeio para a localidade de Barra do Cahy. A praia é ainda pouco freqüentada, mas por isso mesmo surpreende quem a visita, por causa de imensidão…

Show das baleias jubartes encanta os turistas no litoral baiano

Ser você ainda não se preparou, é melhor se apressar, se não quiser perder um dos mais belos e excitantes espetáculos da natureza, que acontece todos os anos no litoral sul da Bahia, proporcionado pelas baleias Jubaetes. Essa espécie de mamífero marinho costuma migrar das águas geladas do Hemisfério Norte, nessa época do ano,, para o Oceano Atlântico, mas precisamente no litoral baiano, onde as águas são mais quentes nesse período do ano. Vêm para agasalar-se e se reproduzirem. Por isso, de agosto a novembro, as águas temperadas e claras…

Cachoeira do Buracão. Não deixe de ir, é imperdível

Cachoeira do Buracão. Imperdível !!!!!! Porque tentar descrever a beleza deste local é impossível !!!! Você tem que ir e conferir para acreditar o que a natureza lhe reserva. A Chapada Diamantina esconde inúmeras atrações, mas sem dúvida nenhuma a cachoeira do Buracão é um dos locais mais bonitos dessa região, tão rica de belezas naturais, e o melhor, você além de apreciar essa maravilha, pode participar de tudo. O banho nessa queda d’água de 100m é indescritível. Para chegar, o caminho é entrando pelo Canion e com muita segurança,…

Da Ribeira à Ponta de Humaitá, um passeio muito especial

Acordar e se deparar com um sol brilhante e tendo ao fundo a Baía de Todos os Santos. Esse é o sonho de dez em cada dez visitantes que elegem Salvador durante o verão. Mas além do olhar contemplativo para a bela baía, de um dos muitos mirantes da cidade, se o foco for mais para o lado direito pode chegar a boas surpresas na Península de Itapagipe, com as praias da Ribeira e da Boa Viagem, e a linda ponta do Humaitá, onde fica o pequeno farol do mesmo…

Bahia é a terra de todas as religiões e credos

Em meio ao ofertório, eucaristias e outros rituais da Igreja Católica, soa o som dos atabaques e agogôs, instrumentos que compõem as músicas herdadas pelos antigos escravos africanos que vieram à Bahia, no período colonial, e que fazem parte de vários rituais das religiões de matrizes africanas. A hóstia, uma espécie de pão de trigo fino, usada pelos católicos, convive harmoniosamente com o acarajé e o abará, comida dos orixás. E todos rezam sem se importar com a religião do outro. Pois nisso acontece em Salvador, no mais eclético dos…

A gastronomia de Salvador é um manjar dos deuses

Se Dionísio e Baco, deuses mitológicos grego e romano, representam a gula (a bebida e a comida), eles devem ter aportado aqui em Salvador, e se misturados a outros deuses africanos, portugueses e até mesmo indígenas, espalhando seus apetites celestiais pelos quatro cantos da capital baiana. Essa mistura faz de Salvador um verdadeiro celeiro gastronômico, onde o ato de comer e beber é muito mais que o alimento do corpo, mas o prazer de estar em um bom ambiente, onde há espaços para os mais diversos tipos de comportamentos. Essa…

Restaurada e com mais segurança, a lagoa do Abaeté volta a encantar

Cantada em prosas e versos por Dorival Caymmi, a lendária Lagoa do Abaeté tornou-se uma das maiores referências de Salvador. Impossível vir à cidade e não visitá-la. Suas águas escuras abrigavam bandos de lavadeiras e davam um colorido único ao local. Mas o tempo tirou parte desse brilho e muitos deixaram de frequentar a bela lagoa. Mas ela está de volta como circuito imperdível nesta bela Salvador. Com segurança reforçada, a Lagoa do Abaeté ganha mais um atrativo para baianos e turistas que frequentam o local. Localizada no bairro de…

Mosteiro de São Bento, onde história e belas obras sacras se unem

Imagine um templo em pelo centro de uma metrópole de 3 milhões de habitantes, onde o silêncio impera e se celebra a paz. Onde é possível passar horas a refletir, a contemplar o belo e a se lançar num diálogo silencioso com o infinito. Imagine que além de tudo isso você tem um verdadeiro tesouro à sua volta. Peças únicas, a contar a história, escritas a mão, com narrativas emocionantes. E, em alguns casos, você pode até tocá-las. Estamos agora em pleno Centro Histórico de Salvador, na Avenida Sete de…

Que tal curtir um fim de semana na Bahia. Vc vai conhecer lugares imperdíveis

Para quem pensa que o turismo na Bahia só acontece durante o verão, saiba que em qualquer época do ano, chovendo ou fazendo sol, com calor ou frio, sempre há um lugar para se conhecer e aproveitar as férias ou mesmo aquele final de semana prolongado provocado por um feriadão. Até o próximo verão, o ano ainda conta com vários finais de semanas e feriados. Aproveite alguns deles e conheça lugares maravilhosos que só na Bahia há. São várias as opções nas 13 zonas turísticas, que vão do litoral, em…

Das obras de Jorge Amado, a Costa do Cacau está ainda mais linda

Palco de histórias fascinantes contadas com estilo único nos romances de Jorge Amado, a Costa do Cacau guarda segredos que nem o próprio Jorge revelou em suas obras. A bucólica Ilhéus e suas antigas fazendas de Cacau, suas praias, igrejas e o tradicional Vesúvio fazem da região uma parada obrigatória para quem quer viajar no tempo e curtir o mar. Composta pelos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória, a Costa do Cacau é uma das 13 Zonas…

Voo livre sobre a paisagem da caatinga

Inovando como sempre, a Bahia surpreende sempre mostra porque é um dos destinos mais procurados por brasileiros e por estrangeiros que visitam o Brasil. Se em outros estados o turista pode desfrutar de vôos livres - asa delta, parapente - sobre as praias, na Bahia isso pode ser feito sobre o cenário agreste da caatinga. E para os amantes do esporte radical e do turismo de aventura, isso não fica muito distante de Salvador. Entre os municípios de Santa Terezinha e Itatim, já nos limites do Recôncavo Baiano e no…

O que é que a Bahia tem? São tantas coisas lindas! Vale conferir

Você já foi à Bahia, nega?/ Não? Então vá! Quem vai ao Bonfim, minha nega Nunca mais quer voltar Muita sorte teve/Muita sorte tem Muita sorte terá Você já foi à bahia, nega? Não? Então vá! Dorival Caymmi (1944) Difícil resistir, ainda mais quando se descortina um cenário multidiverso, de litoral, o maior do Brasil, berço da nossa história, de florestas da Mata Atlântica e de Cerrados, caatinga e semiárido, um clima de montanha na Chapada Diamantina e um vale agreste e desbravador no Rio São Francisco. E isso sem…

Descubra os encantos de Salvador em um tour por conta própria

  Pronto, você já está em Salvador... ou prestes a chegar. Quer conhecer os encantos dessa terra mágica e aproveitar o tempo que dispõe para ir a lugares inimagináveis. O tempo é curto, e você não quer ficar atrelado apenas aos guias, ou fazer um tour com grupos numerosos. Quer ir apenas com os amigos ou com a família. Então, que tal seguir alguns roteiros fáceis de deslumbrantes. O primeiro passo, se você está hospedado na região do Centro Antigo (Campo Grande, Vitória, Rua Chile ou mesmo no Centro Histórico).…

Belas praias para tudo e para todos. E com águas mornas

São mais de 50 quilômetros de praias para todos os gostos. Tem as mais calmas, como as de São Thomé e de Inema, no limite leste da cidade, no Subúrbio Ferroviário, que eram antigos balneários de parte da aristocracia soteropolitana até meados do século passado. As da Cidade Baixa, com destaque para a Ribeira, onde em vez de coqueirais existem amendoeiras e flamboyants em trechos do calçadão de quase três quilômetros. E também as mais badaladas, no berço da fundação da cidade, como as do Porto e Farol da Barra,…

Santo Amaro, berço da capoeira e de Caetano

Já pensou voltar quase 5 séculos no tempo e fincar os pés onde nasceu a famosa capoeira, mistura de dança e luta, um dos símbolos dessa terra chamada Bahia? E mais que isso, que foi nesse mesmo pedaço de chão que nasceu o maculelê, outra dança típica de nossas origens? Bom, se você ainda quer mais, voltemos ao nosso tempo. Que tal então conhecer a terra de Caetano e Bethânia, esse pedaço mágico de Bahia que abrigou Dona Canô e foi cantada em versos musicados por todo o Brasil?  …

Na pausa entre o Reveillon e o Carnaval, a Chapada é opção.

Para quem quer aproveitar tudo que a Bahia oferece durante o período da Alta Estação, e não quer apenas conhecer as praias de Salvador, a Baía de Todos os Santos, ou os encantos do litoral Baiano, a Chapada da Diamantina continua a ser um dos lugares mais incríveis do Brasil, e que mais recebe elogios por quem visita a região. Seus encantos naturais, com paisagens que alternam o agreste rochoso, por onde existem trilhas per corridas por antigos garimpeiros, e onde costumam brotar as orquídeas, a trechos de florestas densas,…

200 municípios baianos no Mapa do Turismo Nacional

O desenvolvimento do turismo baiano, espalhado nas suas 13 regiões turísticas, pode tornar o estado um dos mais visitados em todo o País, com a inclusão de 200 municípios no Mapa Brasileiro, já a partir deste ano. Graças à sua extensão litorânea (1.100 quilômetros) e |à diversidade do seu clima, relevo e cultura, que vai do Litoral ao Sertão, Chapada e Vale do São Francisco, a Bahia cada vez mais diversifica o seu potencial. No ano passado o número de municípios baianos incluídos no Mapa do Turismo Nacional era de…

O sobe desce entre duas encantadoras cidades

Dura em média 30 segundos, mas o friozinho que dá na barriga é recompensado quando se chega à parte baixa e de lá, ao olhar para cima, perceber que desceu de uma altura de pouco mais de 70 metros e descortinou uma outra cidade. É assim a sensação para quem anda pela primeira vez – e muitos andam por várias vezes - no Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo e que foi inaugurado e 08 de dezembro de 1873. Numa estrutura de 72 metros de altura, encostado nas…

Navegando como os desbravadores do recôncavo

O convite hoje é para um passeio diferente, voltando no tempo, navegando pelas águas mansas do Rio Paraguaçu. Era esse o caminho que os baianos seguiam para chegar ao recôncavo, que abastecia de frutas, verduras, açúcar e farinha a antiga Salvador. Um circuito feito há séculos pelos desbravadores de nosso sertão. Saveiros e embarcações de passageiros transportavam pessoas e mercadorias, além de gado, cana de açúcar e toda espécie de ferramentas para a construção e movimentação dos engenhos de cana que povoavam as cidades ribeirinhas às margens do Rio Paraguaçu.…

Valença, a porta de entrada para Morro, Boipeba, Moreré

Para uma parcela significativa dos que visitam a Bahia, Valença é apenas a passagem para se chegar a Morro de São Paulo, Morerè, Boipeba e Guaibim. Uma porta de entrada para os diversos destinos da Costa do Dendê, até Itacaré e Ilhéus ou mesmo as paradisíacas praias da Baía de Maraú. Na verdade, a cidade às margens do Rio Una, oferece surpresas que encantam a quem se dispõe de despender um pouco de tempo para percorrer suas ruas ainda, em parte, calçadas com paralelepípedos, com casarios históricos e coloridos e…

Mercado Modelo, não deixe de visitar

Você já foi à Bahia? Não? Então vá! E se aqui estiver, não se esqueça de dar uma passadinha no Mercado Modelo, o mais completo centro de artesanal de Salvador, e se deliciar com as inúmeras atrações que vai encontrar. Tudo pode começar numa roda de capoeira, ainda na área externa, passando pelas batidas de limão ao pé do balcão, saboreando pititinga frita, aquele peixe miúdo salgado, acompanhada de um molho de pimenta “lambão” e uma cerveja bem gelada. É no Mercado Modelo, essa construção neoclássica de 1860 e que…

Forte de Santa Maria, pequeno, mas heróico

O Forte Santa Maria é pequeno para as dimensões de um forte. Mas imenso nas dimensões culturais e históricas de Salvador. E de passagens heroicas. Construído em 1614, fez parte de um comando unificado, entre 1624 e 1694, com os quais cruzava fogo na defesa da barra do porto da Vila Velha, local de desembarque do primeiro donatário da Capitania (Francisco Pereira Coutinho, 1536), e do primeiro governador-geral da Bahia (Tomé de Sousa, 1549). Foi a primeira sentinela, de um conjunto de fortificações que se estende pela Baía de Todos…

Porto da Barra, uma das mais belas praias do mundo

Está aí um espaço onde baianos e turistas se misturam e se deliciam. A praia do Porto da Barra é a mais eclética de Salvador, banho de mar delicioso de segunda a sábado e um pouco cheia demais aos domingos. São aproximadamente 600 metros de faixa de areia, entre os fortes São Diogo (1609) e Santa Maria (1614), que fazem da praia do Porto uma das principais de Salvador e eleita referência mundial. Difícil encontrar um baiano que nunca tenha ido dar um mergulho no Porto, seja anônimo ou famoso.…