简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Grande B


Na Bahia sem carnaval, a pedida é curtir o verão e as belezas dessa terra

Você quer aproveitar o verão na Bahia mas está triste porque não teve carnaval este ano, relaxe. Essa terra é linda demais e dá para curtir o ano todo. Em Salvador ou no interior do Estado, isso não se constitui um problema. Apesar da capital baiana e boa parte do interior do estado respirar o carnaval em quase todos os lugares, existem espaços para os que querem lazer e curtir as férias e o verão sem os agitos e embalos da axé music. Se você está em Salvador, em casa…

O “carnaval” foi diferente este ano, mas o verão continua na Bahia

O Carnaval passou mas a Bahia ainda tem muito mais festas e destinos incríveis para curtir nesse resto de verão, graças à sua beleza natural, cultura, culinária e muita história. A capital baiana, que somente no período do carnaval, recebeu mais de um milhão de visitantes, se soma às outras regiões turísticas do Estado que durante o ano todo, oferece aos turistas paisagens deslumbrantes e uma riqueza de tirar o fôlego. Afinal foi aqui que tudo começou no Brasil e o Estado é privilegiado pela natureza, oferecendo aos visitantes 13…

Uma curtida diferente nas praias de Salvador

Em Salvador, como em todo o mundo, a pandemia do Coronavírus ainda vige entre nós, e por isso mesmo todas as medidas restritivas de segurança sanitárias devem ser implementadas e exercidas por todos. Mas nem por isso as belezas naturais deixaram de ser apreciadas, agora sob um olhar diferente, mas com o mesmo entusiasmo de quem visita a capital baiana e quer desfrutar de seus atrativos. A praia está entre as principais atrações e, convidativas o ano todo, também seguem regras sanitárias. Com a pandemia, muitas das atividades turísticas se…

Um circuito turístico e de fé nas principais igrejas em Salvador

Berço da religiosidade e do sincretismo, Salvador entra parda a história com a primeira santa canonizada no Brasil, Irmã Dulce, cujo santuário fica na Cidade Baixa, no Largo de Roma, onde também funciona um hospital e as obras assistenciais que atendem a milhares de pessoas diariamente. Mas além desse fato, a cidade oferece um roteiro turístico por algumas das principais igrejas, que se transforma em um verdadeiro passeio pela história da Bahia e do Brasil. Mesmo sendo uma cidade festeira, principalmente durante o verão, Salvador tem fortes nuances de religiosidade,…

Turismo em Salvador segue à risca as regras de segurança sanitária

Andando pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, entre a Praça Municipal e o Largo do Pelourinho, é possível ver que todos que por alí circulam, fazem uso da máscara. Em cada um dos estabelecimentos da região, sé é permitida a entrada de pessoas depois que elas higienizam as mães com álcool gel, mantendo um distanciamento social regulamentado por lei, de forma que, mesmo com as restrições, seja possível apreciar as belezas do local, suas manifestações culturais e sua gastronomia. Seja em Salvador, no seu Centro Histórico ou nas suas…

Entre a bela Salvador e o mar azul da Baía de Todos os Santos

Falta pouco para você desembarcar em Salvador com os amigos, com amigos, a família ou mesmo só e já decidiu que a primeira parada vai ser o Pelourinho. Tudo bem, é uma boa escolha, um bom começo, digamos, mas existem muitas coisas mais para fazer em uma cidade cercada por um mar de águas límpidas e mornas e com uma imensa baía, cercada por dezenas de pequenas e encantadoras ilhas, cada uma com sua história. Sendo assim, porque não organizar um roteiro para ser curtido durante o dia, enquanto aguarda, ao final…

Um olhar diferente para conhecer e curtir Salvador

Que é linda e única, não é novidade mundo afora, desde os primórdios da própria história do Brasil. Mas conhecer Salvador, através de outro olhar que não o de suas belezas naturais, é descobrir um pouco mais da História do Brasil. Foi aqui que este país-continente começou, quando em 1549, Tomé de Souza desembarcou na Praia do Porto da Barra, bem na entrada da Baía de Todos os Santos, e que atualmente eleita como uma das melhores do mundo, e ali mesmo fundou a primeira capital brasileira. Hoje a cidade…

Mangue Seco parece paisagem de novela. E é

A vila de Mangue Seco é um lugarejo isolado numa península sem acesso por estrada, situado no município de Jandaíra, na Bahia, quase Sergipe. Ali só se chega de barco, de bugre ou jipe 4×4. O melhor é ir de barco, a partir de Porto do Mato, em Sergipe, de onde partem as lanchas que navegam pelo rio Real até chegar em Mangue Seco. Só esse trajeto, de cerca de 20 minutos, já valeria a pena, de tão bonito. De um lado, o Rio Real. Do outro, o mar. No…

Conheça os encantos de Praia das Neves, Itamoabo e Botelho

Sabe aquela Ilha que está bombando nas redes sociais de famosos, digitais influencers e pessoas anônimas? Então, a Ilha de Maré é uma delas, um lugar paradisíaco, tranquilo e cheio de surpresas. Recentemente visitamos a Ilha de Maré, apelidada de Caribe Baiano por suas águas cristalinas, areias branquinhas e muito verde ao redor das principais praias: Nossa senhora das Neves, Itamoabo e Botelho. Praia das Neves, famosíssima por suas águas cristalinas e areia que mais parece neve. (Foto: Reprodução/Internet) A Ilha de Maré faz parte da Baía de Todos-Os-Santos e…

A diversidade das praias faz de Salvador um paraíso único

Com o calor se fazendo presente, e obedecendo todas as medidas de segurança sanitárias, o banho de mar sempre foi uma característica marcante de Salvador, cidade que possui três orlas distintas: a Atlântica, de mar aberto, que começa no Farol da Barra e vai até Praias do Flamengo, no limite com o município de Lauro de Freitas; a Orla da Baía de Todos os Santos, que começa no marco histórico da cidade, no Porto da Barra e vai até a Ribeira, na Península de Itapagipe. E a Orla do Subúrbio…

Restaurantes de Praia do Forte, Litoral Norte e Salvador participam da ‘Edição Especial 2020 do Tempero’

Ao todo são 51 restaurantes apresentando diversos pratos até o dia 20 de dezembro Caçarolas, ativar! Valorizando os produtos locais, aproximando os estabelecimentos dos pequenos produtores e fortalecendo cada vez mais o momento atual do Brasil e do mundo, provocando um estímulo à criatividade, a ‘Edição Especial 2020 do Tempero’ reúne 51 restaurantes participantes, dos destinos turísticos de Praia do Forte, Litoral Norte e Salvador. Desta vez, com tema livre, os estabelecimentos apresentam diversas propostas, combinações e texturas, a partir do prato da casa, assinado por cozinheiros e chefs de…

Todos os cuidados tomados na Chapada para lhe receber com segurança

Com a nova realidade, motivada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) não basta apenas fazer turismo e conhecer novos lugares, é preciso que a atividade do turismo seja feita com toda segurança, para que o visitante possa se sentir tranquilo e desfrute com conforto e garantias as belezas dos lugares que visita. E é o que fazem os municípios que compõem a Chapada Diamantina, onde as normas sanitárias vem sendo aplicadas com rigor. A região da Chapada Diamantina é considerada uma das mais completas para o turismo de aventura e de…

Ferry-boat vira novo ponto de mergulho na Baía de Todos-os-Santos

Após 45 anos de história na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica, o ferry-boat Agenor Gordilho passou pelo processo de naufrágio controlado e agora servirá para a formação de recifes naturais na Baía de Todos-os-Santos. A operação para submersão foi realizada no final da manhã de sábado (21), nas imediações do Yacht Clube, no bairro da Barra, em Salvador, a uma profundidade aproximada de 36 metros. Duas horas depois foi a vez do rebocador vega também descer a uma profundidade de aproximadamente 28 metros na maior baía do…

Com o retorno ao turismo coloque a Bahia na sua agenda de viagem

Tem lugares que a gente quer conhecer ou se já conhece, quer rever, porque a impressão que ficou é que tem sempre algo a mais para se descobrir, escondido por detrás da beleza, do fascínio, da cultura e história dos seus habitantes. Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), muitos desses sonhos foram adiados ou não foram completados. Aos poucos, contudo, o turismo vai retomando o seu lugar e a Bahia, um dos principais destinos no Brasil, oferece essa oportunidade. Em cada uma das 13 regiões turísticas do estado, os municípios…

Praias de infinita beleza na Bahia agora têm selo Azul de qualidade

Como se não bastassem ter o maior litoral do Brasil (1.100 quilômetros de praias), uma diversidade (mar aberto, restingas, enseadas, baias e manguezais) que facilita a escolha de quem quer frequentá-lo, a Bahia tem também, agora, três praias com o Selo Azul Internacional de qualidade. A Bahia é o único estado do Nordeste a dispor de praias com essa certificação internacional, o que o torna um dos principais atrativos para turistas nacionais e estrangeiros durante o verão. A primeira delas a receber o certificado internacional, em 2017, foi a Praia…

Nova Orla de Salvador se torna um dos principais atrativos da cidade

Claro que a pandemia do Coronavírus ainda não foi embora e as restrições sanitárias ainda persistem, para o bem-estar dos baianos e turistas que visitam ou estão na capital baiana. Mas a chegada da Primavera e a sua estação seguinte, o Verão, já reserva boas surpresas ao longo dos mais de 50 quilômetros de praias, divididas em três cenários diferentes: a Orla Atlântica, que vai do Farol da Barra até Stella Maris, a Orla da Baía de Todos os Santos, incluindo a Cidade Baixa, do Porto da Barra à Ribeira,…

Para curtir as delícias de Salvador ao ar livre e bem longe da pandemia

Se você estava com saudades de um bom chopp ou cerveja, de comer um acarajé ou outro tipo de tira-gosto, e de poder sentar com os amigos em uma mesa de bar, e tendo de quebra, apreciar um pôr do sol ou a noite que de primavera, mas que por estas terras já é um prenúncio do verão, Salvador tem isso. Com todos os protocolos de segurança sanitária, bares e restaurantes em Salvador já estão reabrindo as portas, seguindo à risca as medidas de segurança, como o distanciamento, o uso…

Salvador é destaque no The New York Times, mais uma vez

Salvador e seus encantos foi, mais uma vez, destaque no The New York Times, no site e nas redes sociais. A publicação é um depoimento da fotógrafa Stephanie Foden, que morou na capital baiana e clicou a cidade e seus moradores. Ela ressalta a forte influência africana nas tradições musicais, culinárias, artísticas e literárias. Ela descreve a música, através dos tambores; a gastronomia, através do cheiro da moqueca; e a cultura, através da capoeira. "Eu me apaixonei por Salvador. Eu me apaixonei muito - tanto que, antes que eu percebesse,…

Bahia e Salvador no topo do turismo na pós-pandemia

O chamado “novo normal” colocam o Estado da Bahia e sua capital, Salvador, como os principais destinos para viagens turísticas pela maioria dos brasileiros, tão logo sejam permitidas pelas autoridades sanitárias. Uma pesquisa, contida no Relatório de Sondagem Turística do| Brasil, indicam a preferência dos brasileiros. A Bahia, com 13 regiões turísticas, é o estado com maior diversidade geográfica e climática, além de possuir a maior extensão de litoral no Brasil. São 1.100 quilômetros de praias com, as mais diferentes características, desde as ideais para a prática do surf, como…

Caraíva, mais que um paraíso. Um destino inesquecível

Se você imaginou que conhecia tudo relativo às praias na Bahia, de Salvador, passando por Morro de São Paulo, Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro, por certo vai ser surpreender se conhecer a pequena vila de Caraíva, um paraíso na região do Extremo Sul do Estado. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional ( IPHAN), com mais de 470 anos, Caraíva é a mais viva história dos primórdios do Brasil, na chamada Costa do Descobrimento. Para se chegar a Caraíva é preciso passar pelo Parque Nacional de Monte Pascoal, marco da chegada dos portugueses ao Brasil.…

Morro de São Paulo, um dos destinos mais fascinantes da Bahia

O sopro da brisa amena serve para tornar mais agradável o eterno verão baiano. As praias costumam abrigar turistas do mundo inteiro e logo eles aprendem a falar o baianês. A língua aqui é universal. Aqui não há hora para nada. Esqueça, portanto, o relógio. E dê um merecido descanso, também, ao celular. No máximo, faça algumas imagens do lugar e mande para os amigos. Só para matá-los de inveja, afinal você é um privilegiado. Você está em Morro de São Paulo. Aqui, o dia pode amanhecer as 6 da…

Salinas da Margarida, a calma que fica entre o mar e o rio

Na Bahia é assim. Há opções e roteiros para todos os gostos e bolsos. E em muitos casos, não é preciso ir longe para chegar a um desses lugares maravilhosos, perto de tudo e com uma paisagem de dar água na boca, como é o caso de Salinas das Margaridas, uma pequena cidade litorânea, que fica a 270 quilômetros de Salvador, mas que indo pelo ferry, atravessando a Baía de Todos os Santos, está a pouco mais de 50 Km. E chegando lá, esqueça esse negócio de calça e tênis. Uma…

Fotos mostram as belezas da Bahia e invadem as redes sociais

Neste domingo e segunda (14 e 15) as redes sociais foram "invadidas" com fotos da Bahia, mostrando os atrativos do principal destino turístico do Nordeste. Foram mais três milhões de impressões, cerca de 3 mil postagens e alcance de 2, 6 milhões de pessoas. Este foi o resultado de uma ação  promocional nas plataformas digitais para estimular a visitação do Estado depois que passar a pandemia provocada pelo Covid 19. A iniciativa foi possível com a adesão da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) à campanha idealizada pelo Brazilian…

Ilha de Tinharé encanta e Morro de SP é destaque. Para ir assim que a pandemia acabar

Ela foi descoberta em 1531, quando  Martim Afonso de Souza, nobre e militar português a avistou. Cem anos depois, em 1630, foi construído no local um forte para defender Salvador e todo o Recôncavo Baiano. A personagem em questão é a ilha de Tinharé, que, em seus cerca de 400 quilômetros quadrados, abriga quatro povoados: Moro de São Paulo, Garapuá, Gamboa e Galeão, tudo parte do município de Cairu, terra do ilustre baiano e vitorioso empresário Luis Mendonça. Isso é a história, que se revirada no tempo é coisa de quase 4 séculos atrás, mas de lá para cá é…

Pratos deliciosos, praias… É Itacaré. E logo você vai poder curtir este paraíso

Imagine uma variedade de pratos prontos para serem degustados tendo como cenário um dos lugares mais badalados do litoral baiano?. Pois isso você encontra em Itacaré, onde se realizam anualmente os festivais gastronômicos com os melhores chefs de cozinha regional da Bahia, e onde se realizam etapas de campeonatos de surf em uma de suas inúmeras praias. Pertinho de Ilhéus, a apenas 70 quilômetros, da Baía de Camamu e da Península de Maraú, e fácil de chegar para quem sai de Salvador, por carro ou de avião, o município de…

Logo-logo a pandemia vai embora e você vai poder curtir a Praia da Tiririca, em Itacaré,

Ah esse coronavírus... Veja só o que você está perdendo por causa dela. Mas com fé em Deus ela está indo embora e esse verão promete. E se  você gosta do mar e de curtir umas ondas, sonhando com o Havaí  então prepare a prancha. Em Itacaré, na Bahia, você pode realizar esse sonho. A Praia de Tiririca é a preferida dos surfistas de Itacaré, o ano todo tem movimento por aqui. A praia é pequena e cercada por costões de pedra e fica bem próxima ao centro. Os mais…

Então, já se preparou para curtir o São João na Bahia?

Na Bahia é assim. Não há tempo para descanso quando se trata de diversão, lazer e cultura. Durante todo o ano o Estado fervilha de atrações as mais diversas, que vão do Carnaval ao São João, entremeadas de inúmeros atrativos naturais como as praias no seu imenso litoral de 1.100 quilômetros, nos caminhos do Velho Chico, nos vales e morros da Chapada, e nas festas tradicionais, religiosas ou não, que caracterizam um povo que vive em permanente estado de alegria.O São João é uma delas. Nos seus 417 municípios, o…

Cacique Raoni levanta a bandeira da preservação ambiental na avenida

O domingo (23) de Carnaval no Campo Grande contou com a presença de um indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Reconhecido mundialmente como defensor dos povos indígenas e da Floresta Amazônica, o Cacique Raoni acompanha o cantor e compositor Edu Casanova, em cima do trio, durante todo o percurso pelo Circuito Osmar. Para a alegria dos foliões pipoca, os dois vão repetir a dose nesta segunda-feira (24), a partir das 16h. Batizado Raoni Metuktire, o índio é cacique líder da etnia Caiapó e já recebeu apoio, publicamente, de diversas autoridades,…

Veja onde curtir o maior carnaval do mundo

Mais de cinco mil horas de som, proporcionados por mais de 700 atrações, desde o tradicional axé, pagode, samba, rock, MPB, arrocha e sua derivação, a “sofrência”, e uma diversidade de ritmos e estilos que somente em Salvador se pode ver. O Carnaval de Salvador, que já começou, e que vai até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas, é considerada a maior festa popular do planeta, graças às suas características sempre inovadoras e democráticas.  São três circuitos tradicionais – Barra/Ondina, Campo Grande/Avenida e Centro Histórico, que se juntaram, a outros…

Luiz Caldas comemora 50 Carnavais e puxa dois dias de pipoca

Depois de comandar três edições apoteóticas da Festa Magia, Luiz Caldas se prepara para subir no trio elétrico e fazer jus à celebração de seu 50º Carnaval. Com um repertório dedicado ao folião de fora das cordas, o artista desfila sábado (22), 21h15, e domingo (23), 20h45, arrastando, da Barra à Ondina, uma pipoca fiel e entusiasmada, que não abre mão de seguir esse músico virtuoso, que revolucionou a música da Bahia. Na segunda-feira, às 23h, Luiz Caldas se apresenta no Camarote Harém. “Eu não vejo a hora de subir…

E a Forbes se rende aos encantos de Salvador

No final do ano passado foi a revista National Geographic, uma das mais conceituadas publicações de ciências e geografia no mundo, a se render aos encantos de Salvador, recomendando a capital baiana como um dos melhores destinos turísticos do mundo e o principal no Brasil. Em janeiro deste ano, seguindo o mesmo roteiro, foi a vez de um dos maiores jornais do mundo, o norte-americano New York Times, que também recomendou a capital baiana para viagens turísticas. Agora, a revista especializada em economia e negócios, e uma das mais conceituadas…

Em Porto Seguro, a Festa da Virada vai além do Ano Novo

Segundo destino turístico da Bahia, atrás apenas de Salvador, Porto Seguro, no Extremo Sul do Estado, se preparou para realizar o maior festejo do Réveillon de sua história.  Na programação da Prefeitura, e nas inúmeras barracas ao longo da orla, em Arraial D`Ajuda e Trancoso, a festa começa no próximo dia 28 e vai até o dia 05 de janeiro. A grade oficial de atrações do Réveillon 2020 conta com seis dias de festa, grandes atrações musicais, estrutura e organização de ponta, segurança e, muita alegria e diversão para as…

Reserve as energias para o ciclo defestas populares e Ensaios de Verão

Separe o tênis ou sandálias de tira. O short ou a bermuda, camiseta ou blusa leve, e, principalmente, muita energia e disposição. A temporada de festas populares de Salvador está chegando e vai até o carnaval, com muita agitação e descontração e uma alegria contagiante durante o dia e a noite, em locais desde o Centro Histórico, a bares e locais privados na orla, Rio, rio Vermelho e Cidade Baixa. São festas do calendário religioso/sincrético e os chamados ensaios de verão, que são os preparativos de bandas e blocos para…

Salvador de novo na rota da Regata Jacques Vabre

O roteiro foi traçado pela primeira vez em 2017 e de lá para cá foi se firmando e Salvador se consolidou no cenário internacional de regata transoceânica. Graças à sua geografia, com uma baia que é a segunda maior do mundo e a maior do Brasi8l, e com um cenário de tirar o fôlego, a capital baiana sedia a 14ª edição da Transat Jacques Vabre, unindo o roteiro França-Salvador. O evento começa neste domingo (27), com largada às 13h15 da cidade francesa de Le Havre (8h15, no Brasil), devendo ser…

Show das baleias é atração no litoral baiano

Com estimativa de atrair até 15 mil turistas ao longo da costa marítima da Bahia, segundo o Instituto Baleia Jubarte, começou em junho e estende-se até o final de outubro, a temporada de Observação de Baleias. O período coincide com o ciclo reprodutivo das baleias jubartes, que trocam as águas geladas da Antártida pelas temperaturas quentes do litoral baiano para reproduzir. A previsão é de que cerca de 20 mil desses mamíferos circulem pela costa baiana, o que possibilita grandes chances de avistamentos em mar aberto e até nas proximidades…

Geraldo Azevedo comandou a noite no São João no Largo do Pelourinho

Uma multidão acompanhou o show de Geraldo Azevedo neste domingo (23), último dia de atrações no palco principal montado no Largo do Pelourinho. O cantor levantou o público com seus maiores sucessos, como ‘Moça Bonita’, ‘Dia Branco’ e ‘Táxi Lunar’. “Cantar aqui é uma honra muito grande. O mestre Dominguinhos falava que eu escapei por pouco de ser baiano, porque eu nasci em Petrolina e absorvi a cultura da Bahia de maneira muito forte. Eu amo a relação que eu tenho com esse público daqui, quando eu venho aqui é…

Os fogos são lindos, mas cuidado com eles, principalmente as espadas

A orientação mais importante é: crianças não devem manipular fogos de artifício. A segunda é que queimadura deve ser lavada apenas com água corrente, sem sabão, e a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde, para avaliação médica. As dicas são do médico Antônio Carlos Assunção, diretor técnico do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), que conta com uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), referência do interior da Bahia. Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, o HRSAJ,…

Festival Gastronômico de Itacaré traz o de melhor da gastronomia

Em Itacaré tudo é bom. Mar, sol, surf, Mata Atlântica... Agora imagine isso tudo temperado com o que há de melhor na gastronomia regional. Corra, pegue a agenda e se programe. Passado o período do São João, de 25 a 28 de julho, à beira da praia, vai acontecer a 6ª edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, com comidas típicas e da Agricultura Familiar. De quebra tem ainda o show de Maria Gadu. O evento tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar, gastronomia de raiz e roteiros gastronômicos.…