简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Grande A


Porto Seguro – 4 destinos em um só lugar, assim que a pandemia passar

A pandemia, ah ela... Fez você adiar os planos de vir a Porto Seguro, mas ela vai embora e Porto Seguro estará mais linda do que nunca Porto Seguro guarda uma fração importante da natureza, da cultura e da história do Brasil: em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e suas naus portuguesas desembarcaram bem ali. Desde então, a região, que mais tarde também seria batizada de Costa do Descobrimento, se tornou um importante destino turístico nacional e internacional. Entre as construções da época da colonização e as…

Camamu tem história, praias e muitas surpresas aos visitantes

Para muitos, a cidade é apenas ponto de passagem para quem vai para Itacaré ou Barra Grande, na Península de Marau. Mas Camamu, uma das mais antigas cidades do Brasil, fundada ainda como arraial em 1560, reserva pequenas surpresas nos seus dois andares – Cidade Alta e Cidade Baixa – que se debruçam sobre o Rio Acaraí, a porta de entrada para inúmeras ilhas e praias paradisíacas na terceira maior baía do Brasil. Até o início deste século, Camamu era uma espécie de ponto final para quem seguia pelo litoral…

16 sinos da secular Basílica Conceição da Praia em Salvador são reativados em Missa Solene

A capital baiana ganhou mais um atrativo turístico com a reativação dos 16 sinos da Igreja da Conceição da Praia, como mostram essas imagens exclusivas do renomado fotógrafo Fred Pontes. Ao longo de décadas os sinos do século XVIII, XIX e XX tocavam na capital baiana todos os dias. Com o passar do tempo a tradição foi rareando até o surgimento do projeto que está devolvendo o toque dos sinos nas igrejas da Bahia. O projeto de Resgate do Toque dos Sinos nasceu em 2019 e foi idealizado pelo Secretário…

O encanto de Trancoso, um dos mais belos destinos do Brasil

rancoso é um dos destinos mais disputados do sul da Bahia. Localizado entre Arraial d’Ajuda e Caraíva, o distrito de Porto Seguro é conhecido por proporcionar contato com a natureza e luxo aos visitantes. Não à toa, o lugar é querido por celebridades e turistas de todo o mundo. Nos guias de viagens sobre o que fazer em Trancoso , as praias são sem dúvida os passeios mais indicados. Praia do Espelho, dos Nativos, dos Coqueiros são apenas algumas que encantam. Elas realmente merecem atenção especial, mas, você sabia que o distrito…

Camamu tem história, praias e muitas surpresas aos visitantes

  Para muitos, a cidade é apenas ponto de passagem para quem vai para Itacaré ou Barra Grande, na Península de Marau. Mas Camamu, uma das mais antigas cidades do Brasil, fundada ainda como arraial em 1560, reserva pequenas surpresas nos seus dois andares – Cidade Alta e Cidade Baixa – que se debruçam sobre o Rio Acaraí, a porta de entrada para inúmeras ilhas e praias paradisíacas na terceira maior baia do Brasil. Até o início deste século, Camamu era uma espécie de ponto final para quem seguia pelo…

Destino dos famosos: um paraíso chamado Itacaré

Sol escaldante, mar azul, cachoeiras, mata atlântica preservada, passeios e esportes radicais: Itacaré é um dos lugares mais procurados por turistas que visitam a Bahia durante todo o ano e está cravado no mapa a 422 km de Salvador.  Sua beleza natural tem atraído artistas famosos como Deborah Secco , Silva , Ticiane Pinheiro , Fernanda Keulla ,  Viviane Araújo , Sabrina Sato  e  Ivete Sangalo  e ganhou destaque na TV quando foi o cenário da terceira temporada do reality show “De Férias com o Ex Brasil”, que foi exibida em 2018 pela MTV. A cidade conta com 14 praias que fazem sucesso entre os surfistas e com diversas…

Os segredos que o Pelô esconde, até dos baianos

Quem imagina que o Pelourinho, no coração do Centro Histórico de Salvador, é apenas o reduto dos blocos afros, como o Olodum, e de afoxés como o Filho de Gandhy, de becos e ladeiras onde se fazem trançados nos cabelos nas esquinas, do cravinho, ou das baianas de acarajé, se surpreende com recantos inusitados, muitas vezes passados despercebidos pelos visitantes. Um dos bairros mais visitados de Salvador, por baianos e turistas, o Pelourinho, ou Pelo para os íntimos, fervilha durante o verão, com levas de turistas e baianos descendo e…

Praia do Forte tem alguns segredos que você precisa saber

Um dos destinos mais badalados da Linha Verde - estrada que liga a Bahia ao Sergipe - a Praia do Forte tem apenas 14 quilômetros, mas oferece belezas de encher os olhos. Ao longo da preservada orla, a moldura é formada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino repleto de cardumes coloridos. Ao redor, as atrações ficam por conta das reservas ambientais e das ruínas do Castelo Garcia d'Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras. Desde a década de 80, a Praia do Forte abriga a principal base…

Sol, mar, Mata Atlântica e muita curtição na bucólica Itacaré

Pense em um lugar que até pouco tempo, meados dos anos 90, era pouco acessível e com quase nenhuma infraestrutura turística. Hoje Itacaré, pequeno município no Litoral Sul da Bahia, e a pouco mais de 300 quilômetros de Salvador, é um dos paraísos dos amantes do turismo que se alinha com as belezas naturais do mar, a exuberância da Mata Atlântica, rios e cachoeiras, e uma ótima infraestrutura hoteleira e de serviços. Quando foi descoberta por baianos e turistas de outros estados e do exterior, a localidade, até meados da…

Bahia ganha lancha inédita para navegação turística  

A Baía de Todos-Os-Santos ganha uma experiência sem precedentes. No último sábado (12), a empresa de turismo Mobitur, se tornou pioneira neste cenário turístico ao lançar em Salvador a primeira lancha speedboat do Brasil. Estiveram presentes no evento Mario Bruni da Conquest Operadora de Turismo, Beto Menezes da Privetur, Claudio Maia da Itaparica Turismo e outros convidados representando o trade turístico da Bahia que saíram do Terminal Náutico de Salvador em direção à Ilha dos Frades, com parada em Bom Jesus dos Pobres, com duração média de 40 minutos. Inspirado no prêmio…

Morre Cira ‘do Acarajé’, a mais famosa quituteira de Salvador

A Bahia perdeu hoje, 04/12, Dia de Santa Bárbara, uma das santas mais cultuadas no sincretismo religioso do estado um dos símbolos maiores de sua cultura gastronômica. Morreu "Cira do Acarajé", a mais famosa quituteira baiana desde a morte de Dinha, do Rio Vermelho. Cira estava internada há cerca de 18 dias em hospital particular da capital baiana, segundo informações da filha, Cristiane de Jesus. Cira conseguiu dar um gosto especial ao tradicional acarajé da Bahia, tornando-o mais crocante e saboroso. As generosas porções de camarão seco eram outra marca…

Com protocolos de segurança sanitária, atividades turísticas crescem na Bahia

Em meio à pandemia do coronavírus ainda em curso, e adotando rígidos protocolos de segurança sanitária, em setembro, o índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 33,7% frente a agosto, a maior variação positiva do país no período. As informações constam da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Para quem está no setor, o momento é de desafio e superação, já que a atividade turística foi uma das mais atingidas com as medidas de restrições por causa…

Cinco lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro em Salvador

Estar em Salvador é ficar por dentro da história do Brasil, do seu povo e da sua cultura. Primeira capital do Brasil, até 1763, quando foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, e mais tarde, em 1960, para Brasília, Salvador guarda reminiscência de todo um processo, que surgiu em 1549, quando foi fundada por Thomé de Souza, e se perpetua até hoje, na arquitetura do seu Centro Antigo e Histórico, nas manifestações culturais, religiosidade e na sua gastronomia. Tudo exala história, cultura, arte e esse caldeirão étnico que…

Os 519 anos de uma das mais belas baías do mundo

Quinhentos e 19 anos depois, desde aquele 1º de novembro de 1501, quando os navegantes portugueses, Américo Vespúcio e Gaspar de Lemos por aqui estiveram, a Bahia de Todos os Santos, mantém a sua beleza natural, mas vem despertando, nos últimos anos, a sua vocação turística e de grandes empreendimentos.  A maior reentrância da costa litorânea brasileira, com 1,233 quilômetros quadrados,  é a segunda maior baia no mundo e banha 18 municípios na região do Recôncavo Baiano. Com profundidade média de 9,8 metros, chegando até 70 metros, chega a ter…

Verão chegando e a Bahia tem praias incríveis. Difícil, mas escolhemos cinco

Afinal são 1.100 quilômetros de litoral (o maior do Brasil), com opções para todos os gostos. De praias oceânica, propícias para o surf, como muitas no Litoral Sul em Itacaré, ou no Litoral Norte do Estado, como em Itacimirim, àquelas que mais parecem piscinas, de tão calmas e límpidas, como a do Porto da Barra e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, ambas em Salvador. Há ainda aquelas que são cercadas de rara beleza, por estarem em uma península, como as de Maraú, Boipeba e Morro…

Baía de Todos os Santos é oportunidade para o turismo e novos empreendimentos

São 56 ilhas, tendo como ponto de partida e base de infraestrutura, Salvador, metrópole com três milhões de habitantes e primeira capital do Brasil. Considerada a maior baia em extensão de espelho d`àgua no Brasil, com uma profundidade que chega a 50 metros, com va´rias enseadas, manguezais, cidades no seu entorno e duas bacias interiores (Aratu e Iguape, o local é um dos melhores no Brasil para o turismo náutico, e por isso mesmo desperta o interesse de empreendedores do setor. Por causa do seu potencial turístico, histórico e cultural,…

Retomada do turismo baiano revela praias ainda mais lindas e limpas

Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa, Garapuá, Peninsula de Maraú e com ela as localidades de Taipus de Fora, Narra Grande e a própria Baía de Camamu, retomam suas atividades turísticas ainda mais lindas, e para dar total tranquilidade aos visitantes, seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária. Considerados destinos dos mais procurados no Estado, juntamente com Salvador e a Baía de Todos os Santos, e a região de Porto Seguro, a reabertura do turismo, atende aos anseios não apenas dos operadore3s, e do tradding, mas também de brasileiros e estrangeiros.…

Com a pandemia, a hora e a vez do turismo interno

Nada será como antes e o mundo se reinventa à cada nova situação, como deve acontecer com todas as atividades econômicas e entre elas, o turismo. A certeza de que, mais cedo ou mais tarde as atividades serão retomadas. Já provocam definições de estratégias para o novo momento do turismo no Brasil e as perspectivas apontam para o incremento das ações de caráter doméstico, aproveitando a imensa diversidade brasileira. E é nesse aspecto que a Bahia desponta como um dos principais pontos turísticos a serem explorados no período pós-pandemia do…

Itacimirim, de águas calmas e de um herói navegador

Águas calmas, que proporcionam banho confortável e seguro para toda a família, e uma beleza sem par de trecho do mar no Litoral Norte de Salvador fazem da praia de Itacimirim um excelente point para quem visita a Bahia. Embora, claro, exista há milhares de anos, a praia só ficou famosa internacionalmente em 1984, quando o navegador solitário Amyr Klink aportou na Praia da Espera, completando uma longa jornada pelo oceano Atlântico, da África do Sul ao Brasil, navegando durante 100 dias num barco a remo. Existe no local merecido…

A hora e a vez do turismo interno, para driblar a pandemia

Nada será como antes e o mundo se reinventa à cada nova situação, como deve acontecer com todas as atividades econômicas e entre elas, o turismo. A certeza de que, mais cedo ou mais tarde as atividades serão retomadas. Já provocam definições de estratégias para o novo momento do turismo no Brasil e as perspectivas apontam para o incremento das ações de caráter doméstico, aproveitando a imensa diversidade brasileira. E é nesse aspecto que a Bahia desponta como um dos principais pontos turísticos a serem explorados no período pós-pandemia do…

Um paraíso indescritível: é Botelho, na Ilha de Maré. Você tem de ir

Essa é uma dica revigorante. Um lugar para renovar as energias, se deliciar numa praia incrível e comer uma moqueca inesquecível. Ah, e tem muito mais Se você pensou que já sabia tudo sobre a Baía de Todos os Santos, e melhor ainda, sobre a Ilha de Maré, uma das três ilhas pertencentes ao município de Salvador – as outras duas são Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos – vai se surpreender com o que a localidade de Botelho, uma das inúmeras praias e vilarejos de Maré, tem…

O que fazer em Itacaré, no sul da Bahia. Logo você vai poder curtir esse paraíso

Com fé em Deus a pandemia vai embora em breve e Itacaré, no litoral sul da Bahia, é uma praia para entrar em contato com a natureza em praias isoladas pela Mata Atlântica e curtir uma agitada vida noturna, povoada por hippies, surfistas e mochileiros. É o mais conhecido destino turístico perto de Ilhéus e fica a 70 km da cidade, que conta com um dos principais aeroportos da Bahia. O centrinho turístico de Itacaré reúne pousadas, baratos hostels, restaurantes mais sofisticados e bares, que se concentram na rua Pedro…

Boipeba, um dos cenários mais bonitos na Península de Maraú e logo você vai estar aqui

Aguarde, porque essa quarentena vai passar, a pandemia vai embora e você terá de incluir esse paraíso no seu próximo roteiro de viagens. Essa é uma daquelas dicas infatíveis. Um lugar para ir e se apaixonar, não querer voltar mais. Que nos perdoem os cariocas, paulistas, pernambucanos e cearenses, mas quem tem as duas maiores baias do Brasil - Todos-os-Santos e Camamu – e a maior extensão litorânea do País - 1.100 quilômetros – não precisa procurar lá fora o que existe de mais belo na natureza. E se dentro…

O carnaval acabou, mas o verão continua na Bahia

Se uma semana de festa nas ruas, com o carnaval de Salvador, foi bom demais, a Bahia ainda tem muito mais festas, embaladas por sua beleza natural, cultura, culinária e muita história. A capital baiana, que somente no período do carnaval, recebeu mais de um milhão de visitantes, se soma às outras regiões turísticas do Estado que durante o ano todo, oferece aos turistas paisagens deslumbrantes e uma riqueza de tirar o fôlego. Afinal foi aqui que tudo começou no Brasil e o Estado é privilegiado pela natureza, oferecendo aos…

Afoxé Filhos de Gandhy leva às ruas a mensagem da paz no Carnaval

Um tapete azul e branco em nome da paz cobriu os paralelepípedos do Largo do Pelourinho neste domingo (23). Fundado em 1949, a tradição do Afoxé Filhos de Gandhy contagia a todos. O bloco é uma das 49 entidades apoiadas pelo Carnaval Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado. O vice-presidente do Afoxé, Hildo Souza, fala sobre o que é ser filho de Gandhy e sobre a importância do patrocínio do Carnaval Ouro Negro para se manter a tradição. "O afoxé filhos de Gandhy é, antes de tudo, uma…

Na terra e no mar: o sucesso da maior festa do planeta

Baiano não nasce, estreia. A máxima vale também para as inovações que pipocam durante a maior festa popular do planeta. Se o chão ficou pequeno para tanta gente nos circuitos tradicionais de Salvador, a programação oficial deu um jeitinho de abrir espaço, pela terceira vez, para o Carnaval Náutico. Se há um sol para cada folião  e a sensação térmica invade a casa dos 40° C, a folia no mar, realizada neste sábado (22), sob o comando do cantor Denny Dennan, se revelou como alternativa contagiante e inusitada, com direito…

Agora é folia até quarta-feira de cinzas

O aquecimento começou uma semana antes, com o Furdunço e o Fuzuê, mas a partir de agora, e até a quarta de cinzas, dia 26, com o arrastão, Salvador pulsa em quase um ritmo só: o do Carnaval. E nessa pulsação, os ritmos variam do Axé, do Pagode, do Arrocha, do Samba, Frevo, Sofrência (e sua equivalência a Chorência) e até mesmo o rock. A cidade deve receber quase um milhão de turistas de toda parte do Brasil e de vários países, além de baianos do interior do Estado, o…

Com homenagem aos 70 anos do trio elétrico, Carnaval terá mais de 200 atrações

O Carnaval 2020 do Governo do Estado vai homenagear os 70 anos de criação do trio elétrico pelos mestres Dodô e Osmar. Entre os artistas que farão a alegria dos foliões-pipoca estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, Léo Santana e Anitta, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico. A animação também está garantida no Centro Histórico, com shows nas praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista, Pedro Archanjo e no palco montado no Largo do Pelourinho. A programação pode ser conferida no anexo. Somente na capital…

O ano começa e tem mais festas. Vem aí a Lavagem do Bonfim

Para quem já está em Salvador ou pretende chegar para passar boa parte do verão, é sempre bom a recomendação para que renove as energias físicas e espirituais para o caldeirão de festas as mais diversas. A cidade ganha ritmo já se preparando para o carnaval, em fevereiro. Por isso se prepare, pois vem aí a Lavagem do Bonfim, onde o sincretismo religioso se mistura com o profano, e dá uma prévia do que o Verão reserva para baianos e turistas. A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando…

Já escolheu onde passar o Reveillon em Salvador? Tem Ivete, Claudia, Iza, Luan…

Pra todos os gostos e bolsos. Salvador é uma festa o ano todo, mas é na virada de um ano para outro, o Reveilllon, que essa diversidade de gostos, estilos, gêneros e performance se revela, nas inúmeras festas, públicas e privadas, que saúdam o final de um ano e a chegada do novo ano. Então se prepare e escolha a melhor opção. De São Thomé de Paripe, no extremo leste da cidade, que este ano, a exemplo de anos anteriores, deve receber a visita de mais um presidente da República…

Com 5 dias de festas gratuitas, Salvador é um dos dez destinos mais baratos para passar o Réveillon

Única cidade brasileira indicada pelo The New York Times como "lugar para se conhecer em 2019", Salvador está entre os dez destinos mais baratos para passar o Réveillon, segundo levantamento feito pela Trivago Magazine. Com média dos preços de hotéis em R$ 430, uma queda de 25% em relação ao último Ano Novo, a cidade é a oitava mais barata de acordo com a pesquisa.A virada do ano terá o comando de Ivete Sangalo. Um dos destaques para a virada do ano em Salvador, apontado pela Trivago, é a festa…

Último dia de São João do Pelô tem shows em três largos

Os festejos de São João continuam animando baianos e turistas no Pelourinho, nesta segunda-feira (24). Para o último dia de festa, o Governo do Estado, através da Bahiatursa, preparou uma programação especial para quem ainda quer dançar muito forró. A festa segue nos três largos do Pelô, a partir das 17h. No Largo Tereza Batista, se apresentam Xote de Vitrola (17), Somos 5 (18h), Pablo Moraes (20h), Sandro Couto (22h), Marcondes Morais (0h) e Xote de Novela (1h30). No Largo Quincas Berro D´Água, as atrações são Forró no Kilo (17),…

São João no Pelourinho vai ser super animado, confira

A festa de São João, tradição em todo o Nordeste, terá espaço garantido em Salvador entre os dias 20 e 24 de junho. Promovido pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa, o São João da Bahia 2019 tem como tema “Respeita as Mina” e vai reunir grandes nomes do forró como Elba Ramalho, Simone e Simaria, Geraldo Azevedo, Solange Almeida e Alceu Valença. Nos dias 20 e 24, os shows se concentram nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo. Já entre os dias 21 e 23, além…

Baía de Todos os Santos volta a ter o colorido da regata Jacques Vabre

Ainda estamos no outono e se avizinhando o inverno, mas a Bahia já se programa para saudar a chegada da Alta Estação, dando as boas-vindas ao verão 2109/20 no que tem de melhor a oferecer de cenário: as águas límpidas e azuis da Baía de Todos os Santos. O colorido das embarcações vai tomar essa que é a maior bacia do Brasil e a segunda do mundo, de frente para a primeira capital do Brasil, e tendo como pano de fundo toda uma história do Brasil, com a Regata Jaques…